35.5 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Seis em cada dez paulistas só contam com o SUS

No Estado de São Paulo, 25.050.889 pessoas – 58% da população – são usuários exclusivos do SUS (Sistema Único de Saúde), de acordo com informações da Secretaria estadual da Saúde, obtidos pelo site especializado em jornalismo de dados Fiquem Sabendo, por meio da Lei de Acesso à Informação. Ao enviar os dados, a pasta informou que “a crise econômica está levando mais gente para a rede pública de saúde em São Paulo, provocando o aumento da produção SUS no Estado. A migração tem resultado no crescimento da demanda e do atendimento na rede estadual de Saúde”. É o maior contingente desde 2008. Em reportagem anterior, o Fiquem Sabendo mostrou que mais de 1 milhão de usuários exclusivos do SUS se incorporaram ao grupo desde 2014.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 que engessa o orçamento da União vai reduzir os gastos com saúde, deixando ainda mais grave o combalido SUS. As perdas na saúde chegarão a R$ 743 bilhões em duas décadas, de acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea (o presidente do Instituto criticou o estudo, dizendo que não representa a posição do órgão, política, não técnica). O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) se junta às entidades que condenam a PEC. “Ela diminuirá drasticamente o alcance e a qualidade dos serviços de assistência em saúde, penalizando sobretudo as parcelas mais vulneráveis da população, cuja renda não permite recorrer à rede suplementar. Ou seja: os 150 milhões de brasileiros que dependem diretamente do SUS”, contabiliza o Coren-SP.

Descarte de impostos

Estudo da Consultoria Tendências, encomendado pela Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (Abetre), revela que os cofres municipais perdem R$ 600 milhões ao ano com a destinação irregular de resíduos industriais. O Brasil produz anualmente 33 milhões de toneladas, mas 25 milhões não recebem tratamento adequado.

Mapa da mina

As autoridades chinesas exigiram um regulamento mais rigoroso sobre o uso de mapas em sites e operadores de serviços online para proteger “a soberania e os interesses nacionais”. Alguns dos mapas da China têm linhas demarcatórias nacionais erradas, e umas das importantes ilhas territoriais do país foram excluídas nesses mapas por engano, apontou o governo. Alguns mapas online, acusa, são suspeitos de vazar segredos de Estado.

Estado

Das 15 maiores empresas produtoras de petróleo do mundo em 2015, de acordo com a revista Forbes, aparecem apenas cinco são privadas (as cinco irmãs). As demais são estatais ou quase (caso das russas Gazprom e Rosneft). A campeã é a Saudi Aramco, com produção de 12 milhões boepd. A Petrobras aparecia em 14º, com 2,4 milhões boepd.

Mofo

O golpe que empossou o atual governo traz efeitos além da política e economia. Nunca, nos anos recentes, estiveram tão assanhados a direita, a grã-fina das narinas de cadáver (obrigado, Nelson Rodrigues), os defensores da “ditabranda” e os menos acanhados apoiadores da ditadura, o CCC, os anticomunistas que nem sabem quem são os comunistas, os apoiadores da marcha com a família…

Nas ruas ou nas redes sociais, a discussão – se é que pode ser chamada assim – é de encher a paciência.

Rápidas

O grupo Nova Edição volta ao projeto Samba no Pátio, do Shopping Jardim Guadalupe (RJ), nesta sexta-feira para mais uma roda de samba *** Inaugurado há dois anos, o serviço de pediatria do Hospital Vitória, que integra o complexo médico-hospitalar Americas Medical City, já realizou quase 73 mil atendimentos a crianças. As principais ocorrências foram problemas respiratórios, infecciosos, ortopédicos, além de dengue, zika e chikungunya *** No próximo dia 20, às 19 horas, o Espaço Cultural Edison Rodrigues da Paixão, do SinMed/RJ, será palco do lançamento do livro Densidades Cíclicas, escrito pelo maestro e professor Felipe Cattapan. A obra é uma coletânea de textos em prosa e verso, que aborda o cotidiano da sociedade. O Espaço fica na Av. Churchill, 97 – 10º andar *** Entre 20 e 23 de outubro, o Colégio Naval, localizado em Angra dos Reis (RJ), sediará a XIV edição do Simpósio de Segurança do Navegador Amador, realizado pela Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Portos e Costas. Inscrições até esta sexta em www.simposio.net.br *** O portal Doméstica Legal lança segunda-feira o portal Diarista Legal (www.diaristalegal.com.br), com orientações trabalhistas *** Colocar na agenda do país o debate sobre a eficiência energética no sistema logístico de transportes é o objetivo do Instituto Besc com o V Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes (FFV2016), em 23 e 24 de novembro. Detalhes em www.frotasefretesverdes.com.br *** O próximo Encontro Secovi PQE, dia 28, abordará o tema “Perspectivas econômicas: como alavancar vendas e investimentos no mercado imobiliário”. Informações pelo telefone (11) 5591-1306 *** O Lloyd’s, mercado mundial de seguros e resseguros, nomeou Daniel Revilla novo Líder Regional para América Latina. O executivo ficará sediado no México.

Artigo anteriorExatamente o oposto
Próximo artigoEscuridão se alastra
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.