Selo da B3 para o mercado de energia entra em vigor

207

A partir desta segunda-feira entra em vigor a nova versão do Regimento do Selo de Confiança da B3 para o Mercado de Energia. A bolsa de valores faz o registro de contratos de derivativos de balcão de energia elétrica nas modalidades Termo, Swap e Opção.

Segundo a B3, o selo de confiança para o mercado de energia foi criado para proporcionar maior transparência sobre o risco de contraparte nas negociações de contratos de compra e venda de energia elétrica. O Selo possui uma metodologia própria de avaliação que permite identificar o risco inerente a cada agente do mercado livre de energia.

Para que ele seja atribuído, são utilizados dois elementos principais: o cumprimento das obrigações previstas no Regimento do selo de confiança da B3 para o mercado de energia e a análise de risco da carteira, considerando os limites de exposição recomendados x utilizados no momento.

Cada medida prevista no Regimento corresponde a uma pontuação. É feita uma checagem da aderência às regras e, assim, são atribuídos pontos de acordo com seu cumprimento. Com a pontuação total obtida, o agente é enquadrado em um dos níveis do Selo: Nível 1, Nível 2 e Nível 3.

Espaço Publicitáriocnseg

Além disso, é feita uma análise de risco para verificar a perda potencial da carteira de cada agente. Como resultado, são divulgados os agentes que estão aderentes ou não à metodologia de riscos adotada pela B3.

Informações sobre o funcionamento no link (http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/outros-servicos/servicos-de-natureza-informacional/plataforma-de-energia-da-b3/) esse mecanismo de proteção (hedge) contra a flutuação do preço da energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui