Sem aula

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre o ensino privado, que será divulgada na sexta-feira, no congresso Saber 2004, em São Paulo, mostra que a oferta de vagas vem crescendo, mas a demanda caindo. De 1999 a 2002 cresceu em 10,3% o número de estabelecimentos no ensino fundamental, mas as matrículas diminuíram 1,3%. No ensino médio, a tendência foi a mesma: crescimento de 11,2% de escolas e queda de 8,3% nas matrículas. O coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros, aponta como uma das causas a queda do poder aquisitivo da classe média, a principal clientela das escolas particulares, e a diminuição da natalidade.

Coerente
Diferentemente do que pensam seus autores, a iniciativa da oposição de cobrar do presidente do PTB, deputado Roberto Jeferson (PTB-RJ), explicações sobre acusações de negócios com o PT pode resultar a favor do governo. Como ex-habitantes do condomínio FH, do qual Jeferson foi interlocutor privilegiado durante quase oito anos, PSDB e PFL podem oferecer seus próprios testemunhos de vida sobre o padrão político do petebista. Até porque, Jefferson, como provou sua longa lealdade a Collor, inclusive no ocaso daquele governo, não muda.

Bonde pan-americano
A cidade do Rio de Janeiro e a França assinam hoje acordo para a realização de estudos visando a implantação de um sistema de transporte de passageiros por bondes ou ônibus articulados em faixas segregadas ligando várias áreas na Barra da Tijuca à vila que está sendo construída para os Jogos Pan-Americanos de 2007. A empresa francesa Systra será a responsável pela elaboração dos estudos.

Saúde
Os médicos Jacob Kligerman e Gisele Couto, os jornalistas Mirtes Guimarães e Nilson Mello e a consultora de saúde da ANS Carla Campos formam a Comissão Julgadora do II Prêmio Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde, promovido pelo Sindhrio. Serão distribuídos R$ 14 mil. Em 2003, concorreram 140 trabalhos. Informações: www.sindhrio.org.br e (21) 2242-9364.

Olimpíada
O estudante Moisés Oliveira Bezerra embarca, no próximo dia 4, para o Japão, para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Banco Imobiliário, depois de vencer a seletiva nacional, patrocinada pela Estrela. Há 60 anos no Brasil, também conhecido como Monopólio, o Banco Imobiliário já teve cerca de 12 milhões de unidades vendidas em todo o país nesse período.

Loucos por Monopólio
O Monopólio é o jogo de tabuleiro mais popular do planeta, estando presente em 45 países e soma 250 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento, em 1935. Inventado pelo norte-americano Charles B. Darrow, o jogo construiu nesse período uma longa e singular relação com seus praticantes. A partida mais longa, por exemplo, durou 1.416 horas (59 dias). Menos longa, porém, bem mais incomum, uma partida submersa entre mergulhadores se estendeu por  inacreditáveis 1.080 horas (45 dias). Um pouco menos extravagantes, alguns praticantes jogaram num elevador em movimento por 384 horas (16 dias). Em um trem de metrô, um jogo durou 100 horas (quatro dias e quatro horas).

Pequenos
Enxaqueca não é uma dor que só aparece com a idade. É um tipo de dor de cabeça muito freqüente na infância, informa a Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj). A incidência varia de 5% a 10% na população infantil. Ao contrário do adulto, a dor nem sempre se localiza na metade da cabeça, muitas vezes não é latejante, e possui menor duração. Em alguns casos, a luz e o barulho não incomodam. Até mesmo os bebês podem sofrer de enxaqueca. Uma boa pista para auxiliar o diagnóstico é saber se parentes próximos têm enxaqueca.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSaber
Próximo artigoChoque nos preços

Artigos Relacionados

‘EUA do Mar’ seria considerado crime de lesa-pátria

Na terra de Biden, entregar navegação a estrangeiros é impensável.

Governo Bolsonaro não dá a mínima para a indústria

País perde empregos de qualidade e prejudica desenvolvimento.

Taxa sobre exportação de petróleo renderia R$ 38 bi

Imposto aumentaria participação do Estado nos resultados do pré-sal.

Últimas Notícias

Fundos de investimento poderão atuar como formadores de mercado na B3

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou os fundos de investimento a atuarem como formadores de mercado na B3, a bolsa do Brasil. A...

ABBC: Selic deve subir 1,50 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na próxima terça-feira (7) para decidir sobre a nova Selic, a taxa básica...

Ibovespa fecha a semana em alta

(alta de 0,013%). O volume representou uma extensão do movimento positivo registrado na quinta-feira (2), quando o índice fechou com forte alta de 3,66%,...

China: Incentivos fiscais para investidores estrangeiros

A China anunciou que estendeu suas políticas fiscais preferenciais para investidores estrangeiros que investem no mercado de títulos da parte continental do país. A...

Brasileiro teria renda 6 vezes maior com indústria forte

Entre 1950–70, PIB do País foi multiplicado por 10.