Sem combustível novo, economia não anda

Aproveitar miséria da população para criar exército de informais é condenar país a novo tombo.

Como já analisamos neste espaço, a volta da renda emergencial é certa, tanto pelo efeito na popularidade do Governo Bolsonaro – que saiu da lama quando o auxílio começou e para lá está retornando após o fim do pagamento – quanto pela pressão do comércio e serviços, que viram o movimento despencar em janeiro.

O governo estuda reeditar o benefício, limitado a parcos R$ 200, atrelado à aceitação, pelo beneficiário, da carteira verde-amarela. Quer, assim, aproveitar a falta de trabalho e a miséria para retirar mais direitos dos trabalhadores e ampliar o contingente de informais.

“Atrelar este programa, que sequer foi aprovado pelo Congresso Nacional, ao Bônus de Inclusão Produtiva”, nome dado ao novo auxílio emergencial, “é somente mais um passa-moleque que o Governo Bolsonaro quer dar nos trabalhadores”, repudia a Força Sindical. As centrais sindicais estão unidas em torno da volta da renda de R$ 600, sem a retirada de nenhum direito.

Se Bolsonaro idolatrava Trump, o ministro Paulo Guedes deveria aprender com Biden: neste momento de pandemia, com a vacina ainda limitada, é preciso reduzir a miséria, por um lado, e ampliar os investimentos do Estado, por outro. A roda da economia só vai girar e pegar ritmo se tiver os 2 estímulos. Tentar cortar orçamento para pagar o auxílio é o mesmo que não sair do lugar. Ninguém deseja um novo ano perdido.

 

Novos embaixadores

O Prêmio Embaixadores de Turismo do RJ será em 28 de março, às 15h, da forma como manda as regras atuais: online. O evento é uma iniciativa da Fundação Cesgranrio e do Portal Consultoria em Turismo Bayard Boiteux e visa homenagear pessoas que, durante o seu dia a dia, enaltecem, de alguma forma, o nome do Rio de Janeiro, seja na cultura, na música, no esporte, no turismo, na gastronomia, no jornalismo, entre outros.

Na edição 2021, foram escolhidos, entre outros, Alexandre Cavalcante (American Airlines), Antônio Queiroz (presidente da Fecomércio RJ), Margareth Dalcolmo (médica e pesquisadora) e Solange Mano (artista plástica). Durante a premiação, a cantora Patrícia Mellodi fará um mini show. Para assistir, basta acessar: Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro.

 

ABI contra Aras

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) encaminhou representação ao Conselho Nacional do Ministério Público contra o procurador-geral Augusto Aras, por prevaricação, pedindo o seu imediato afastamento do cargo. Acusa Aras de proteger o governo e a família Bolsonaro.

 

Rápidas

Nesta quarta-feira, às 20h30, os empresários Eduardo Martins e Vivian Huet vão contar como orientam os estudantes na escolha profissional, no Instagram da Kika Macedo (o dica da Kika) *** A Comissão Especial de Direito Tributário da OAB Nacional lamenta o falecimento, dia 2, de José Souto Maior Borges, um dos maiores tributaristas do Brasil, autor de alguns dos principiais livros na temática tributária no Brasil, a exemplo de Lançamento Tributário e Introdução do Direito Financeiro *** Marina Ruy Barbosa é a nova embaixadora do Banco Safra. A primeira campanha se chama “Quem Sabe, Safra”.

Leia mais:

Reforma: bancos ganham, arroz pagará mais

Carro elétrico precisa de petróleo

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

‘EUA do Mar’ seria considerado crime de lesa-pátria

Na terra de Biden, entregar navegação a estrangeiros é impensável.

Promoção do Carnaval na França

Peças do embaixador de Turismo do RJ Alain Tailard estarão na exposição.

Elerj terá curso de pós-graduação em Orçamento

Convênio prevê aulas sobre Fiscalização e Controle.

Últimas Notícias

Fundos de investimento poderão atuar como formadores de mercado na B3

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou os fundos de investimento a atuarem como formadores de mercado na B3, a bolsa do Brasil. A...

ABBC: Selic deve subir 1,50 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na próxima terça-feira (7) para decidir sobre a nova Selic, a taxa básica...

Ibovespa fecha a semana em alta

(alta de 0,013%). O volume representou uma extensão do movimento positivo registrado na quinta-feira (2), quando o índice fechou com forte alta de 3,66%,...

China: Incentivos fiscais para investidores estrangeiros

A China anunciou que estendeu suas políticas fiscais preferenciais para investidores estrangeiros que investem no mercado de títulos da parte continental do país. A...

Brasileiro teria renda 6 vezes maior com indústria forte

Entre 1950–70, PIB do País foi multiplicado por 10.