Sem direção

209

No cenário externo, dois fatores se destacam como preocupação dos investidores. De um lado, a possibilidade real de uma segunda onda de contágio e mortes pela Covid-19 no qual, as estatísticas mostram mais de 8,5 milhões de contaminados no mundo (Brasil chegando em 1 milhão e quase 50 mil mortos), e os conflitos diplomáticos entre EUA e China. Para o primeiro existe a possibilidade de medicamentos e vacinas estarem disponíveis mais rápido do que se supunha. Para os conflitos, com Trump atrás nas pesquisas eleitorais, a previsão é de endurecimento do discurso e escalada sobre a China. Correndo por fora, teríamos a forte desaceleração da Europa e a novela envolvendo Brexit sem acordo e União Europeia jogando duro com o ex-parceiro Reino Unido.

No segmento local, temos os riscos derivados da abertura da economia com a curva de contágio e mortes ainda em alta, o que amplia riscos de uma segunda onda, e retardo na recuperação da economia e necessidade de mais estímulos. Mas a maior preocupação está no âmbito político e no quase silêncio do presidente Jair Bolsonaro (falou 26 segundos sobre o tema) sobre a prisão de assessores e pessoas ligadas à sua família. Há a preocupação que possa voltar para sua postura beligerante, o que não adianta para compor com os demais poderes, mesmo tendo demitido o ministro da Educação.

Fora isso, existem todas as outras pressões políticas já citadas que deixam a estrutura de poder fragilizada e indicadores de conjuntura que vão seguir saindo fracos e com outras economias já mostrando alguma recuperação.

Esse quadro não colabora em nada para ampliação do fluxo externo de recursos para o país e pode começar a comprometer nosso balanço de pagamentos. Portanto, a situação ainda exige prudência na assunção de risco em mercados, apesar de existir potencial para que a Bovespa supere novamente a faixa dos 100 mil pontos.

Espaço Publicitáriocnseg

Pela análise técnica seria oportuno ultrapassar a faixa de 99 mil pontos, e não deveríamos perder a zona próxima de 90 mil pontos.

.

Alvaro Bandeira

Economista-chefe do Banco Digital Modalmais

Fonte: www.modalmais.com.br/blog/falando-de-mercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui