O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PPS) afirmou “não ter dúvida” de que as denúncias contra a administração do PT em Santo André (SP) partiram do tucano José Serra (PSDB). De acordo com Ciro, estaria acontecendo uma repetição do caso Roseana Sarney, na tentativa de minar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Eu fui fundador do PSDB, conheço o senhor José Serra profundamente e de longa data. Ele não tem o menor escrúpulo. Esse camarada quer destruir todos os candidatos. Ou pela censura ou pelo dossiê.”
Mesquinharia
Ao garantir que a aliança PT-PL estava morta, nas edições de quarta-feira, e desdizer a afirmação peremptória na quinta-feira, diante do fechamento do acordo, os jornalões deram uma aula prática de como o desejo do grupo editor pode se sobrepor aos fatos. Típico caso de profecia auto-realizável – neste caso, em vão. Ou, nas palavras com embasamento teórico do doutor em Comunicação Nilson Lage, “só os ingênuos acreditam que [os grandes jornais] não têm interesses capazes de levá-los a deturpar fatos. São veículos de ideologias práticas, mesquinharias”.
Angola
O pró-reitor da UniverCidade, Paulo Alonso, lançou o livro A Educação em Angola e a Cooperação Internacional Universitária, pela Editora UniverCidade. O doutor em Sociologia das Relações Internacionais pela USP Fernado Padovani enfatiza, na apresentação, a importância da obra dizendo que “o desafio específico para a consolidação de instituições produtoras de saber e tecnologia, na atualidade das sociedades africanas, está na dificuldade de trilhar caminhos realmente novos e originais. E é exatamente esta a preciosa e original contribuição trazida pelo trabalho publicado por Paulo Alonso”. O pró-reitor também é autor de Educação e Cultura, editora La Salle. O livro sobre educação em angola será vendido na Livraria Paulo Francis (Rua Humaitá, 275, Rio de Janeiro – RJ – telefone (21) 2536-5191) e nas principais livrarias da cidade.
Ponte aérea
Entre a palestra de abertura que proferiu ontem pela manhã no III Encontro de Ministros de Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe e o jantar com os participantes do evento, a governadora Benedita da Silva esteve em Brasília para se reunir com o chefe da Casa Civil, Pedro Parente. Motivo: pedir mais verbas para a segurança pública no estado.
De manhã, Benedita frisou que os projetos de inclusão social não dependem apenas da disponibilidade de recursos para os mais pobres. “É preciso resgatar a cidadania e a identidade dessas pessoas. Só seremos uma sociedade fraterna quando formos capazes de dar aos excluídos o sentido da cidadania”.
Último refúgio
Com o desemprego em alta, sobretudo entre os jovens, para cada aposentado do INSS há em média outras 2,5 pessoas beneficiadas. Segundo a PNAD/IBGE de 1999, nos domicílios beneficiados pela Previdência a renda média (R$ 352,79) era 32,5% maior que a média nacional e 54% superior à renda dos domicílios não beneficiados. Dois terços da renda das famílias que têm aposentados provêm da Previdência, enquanto em 61% dos municípios brasileiros a renda da Previdência supera a arrecadação de impostos e a verba do Fundo de Participação Municipal (FPM).
Debandada
A migração de investimentos financeiros para ativos reais se acirrou desde o calote dado pelo Banco Central nos investidores de renda fixa e DI. Para observadores mais atentos, o movimento lembra o deflagrado poucos dias antes da desvalorização do real em janeiro de 1999.
Popular
O candidato do Partido dos Trabalhadores à Presidência da República, Luís Ignácio Lula da Silva, participa da “Conferência Nacional: Programa de Governo”, a ser realizada amanhã, no Novotel Center Norte (SP). O evento, aberto ao público, debaterá temas como inclusão social, economia, infra-estrutura, cultura e democracia. Também estarão presentes o senador Eduardo Suplicy e o presidente do PT, José Dirceu. A expectativa do partido é reunir mais de mil pessoas.
Plugado
Está definido o significado dos cinco dedos – símbolo da eleição de FH – na campanha do tucano José Serra: fax, computador, microondas, palmtop e DVD.