Sem gueto

82

Sessenta por cento dos profissionais de turismo cariocas são contrários à construção de muros nas favelas do Rio, revela pesquisa feita pelo site Consultoria em Turismo, do professor Bayard Boiteux. Dos 250 profissionais ouvidos, 55% disseram que vai intensificar a imagem de violência do Rio; 35%, que cria um gueto; e 10% acham que não há como policiar tal entorno. Para 65% dos entrevistados, a favela é um atrativo turístico.

O novo Severino
Candidato ao papel de novo Carlos Lacerda, na definição mordaz do secretário de Relações Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) precisa retocar com urgência a maquiagem de paladino da moral e dos bons costumes. Descoberto o fato de que também cedera passagens aéreas da sua cota pessoal para viagens internacionais de parentes e amigos, Gabeira avançou recuando. Agora, promete, encabeçar um movimento para “conciliar Congresso e opinião pública”. Soaria sincero se, quando começaram as denúncias de uso indevido de passagens aéreas, tivesse espontaneamente confessado que incorrera na mesma prática. Arrependimento depois da denúncia ofende a inteligência dos contribuintes.

Preço da despolitização
Em tempo: diferentemente da cessão de passagens para a filha e/ou outros parentes e amigos, a coluna considera que a passagem repassada por Gabeira, para a palestra num debate no Rio, de um correligionário de Santa Catarina pode ser considerada parte do exercício do mandato parlamentar. Ou seja, se Gabeira não vestisse o manto do novo caçador da marajás, não precisaria se explicar por práticas políticas, como político que é. Mas como optou pelo moralismo seletivo e pela despolitização, agora apanha por práticas patrimonialistas e questões ligadas ao exercício da política.

A perder de vista
“Pela primeira vez em sua história, o Detran estabelece uma política de pagamento dos seus débitos, iniciando o processo pelo exercício de 2006, quando o departamento ficou devendo cerca de R$ 59 milhões a fornecedores, prestadores de serviços, concessionárias de serviços, órgãos e entidades públicas.” Assim começa nota do órgão de trânsito do Rio de Janeiro, que continua: “Significa mais um passo do Detran para se transformar de autarquia numa instituição de caráter empresarial.”
Quem já espera dois anos e meio na fila e quiser receber de uma só vez terá que morrer num desconto de 15% a 40%, dependendo do tamanho da dívida. O Detran-RJ chama isso de à vista – o que deve merecer citação no Aurélio, pois será a primeira vez que “à vista” significa 30 meses de prazo. Quem não der o desconto vai receber em 18 vezes – ou 48 meses depois de feita a dívida.

Espaço Publicitáriocnseg

Mãe é mãe
O comércio lojista carioca está otimista com as vendas no Dia das Mães, que depois do Natal é a maior data comemorativa do comércio. A expectativa é de um aumento das vendas 12% maior do que no ano passado, mostra pesquisa do Clube de Diretores Lojistas (CDL-Rio), que ouviu 500 comerciantes. Os lojistas acreditam que calçados (47,6%), vestuário (40,5%) e jóias e bijuterias (33,3%) devem ser os presentes mais vendidos. O preço médio deve ser de cerca de R$ 100 e o parcelamento no cartão de crédito será a forma de pagamento preferida, seguido do cheque pré-datado.

Prazo
O presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, destaca que, com a concorrência cada vez mais acirrada, os lojistas estão oferecendo preços bastante competitivos: 61,9% apostam nas facilidades de pagamento, 33,3% na promoção, 33,3% em propaganda, 28,6% na criação de kits promocionais, 19% no lançamento de produtos, 9,5% no desconto do total das compras e 9,5% no sorteio de brindes, entre outras iniciativas.

Cutucando o usuário
Até quando o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), vai submeter os usuários da Barcas S/A e do Metrô carioca ao teste de estresse? Nos Estados Unidos, a intenção do governo Obama é saber quantos “bancões” vão sobreviver à estatização. Aqui, Cabral deve estar curioso sobre até onde vai paciência dos usuários dos serviços públicos privatizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui