Sem luz

Apesar de ainda não ter se tornado pública, cresce a preocupação entre dirigentes dedicados à Copa de 2014 e às Olimpíadas do Rio com o desempenho da Light, a distribuidora de energia na Capital. Um apagão em plenos jogos seria desastroso para a imagem do país. Na terça passada, a falta de luz pegou até o ministro dos Esportes, Orlando Silva, pouco antes de uma palestra no Rio.

Lixeira do Aécio
Além de antiecológica, a proposta do senador eleito por Minas Gerais Aécio Neves – de que os críticos das privatizações perpetradas pelo Governo FH deveriam recomendar aos brasileiros que joguem seus celulares no lixo – confunde mudança de hábito de consumo com eficiência privada. A não ser que Aécio considere o Brasil o único país do mundo – seja com sistema estatal, como China, ou privado, como Estados Unidos – a aderir à telefonia móvel. Além disso, o “sucesso” reivindicado por ele foi precedido por investimentos de R$ 40 bilhões com dinheiro púbico no setor antes da privatização da telefonia. Na verdade, mais perto do lixo da história estão as idéias dos que, ainda, preconizam a total autonomia do mercado sobre a vida social.

“Rataiada”
Já que o tucanato resolveu, enfim, tocar no tema, é importante lembrar que os serviços oferecidos pelas operadoras do setor são de péssima qualidade e portadores das tarifas mais salgadas do mundo, tendo seu funcionamento assegurado por uma agência de controle, como a Anatel, que está mais para sindicato das empresas do que defensora dos consumidores.
Além disso, a privatização das teles virou caso paradigmático de transações nebulosas, com o presidente FH sendo apresentado por seu então ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros, como “bomba atômica”, para influenciar a concorrência dos leilões e derrubar convênios da “rataiada”, como se referia a um dos consórcios o ministro.

Tinto
O tinto Château Tour de Montredon 2002 foi o vencedor do Concurso Melhores Vinhos do Sul da França, com 90,75 de pontuação. Já Yan Braz de Souza Lima foi eleito o sommelier brasileiro que mais conhece os vinhos da região francesa. A premiação foi organizada pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e pela Sud de France, marca guarda-chuva que reúne mais de 800 empresas produtoras de vinhos da região de Languedoc.

Obrigatório
Os escritórios de contabilidade que não atendem os microempreendedores individuais (MEIs) podem ser excluídos, pela Receita Federal, do Simples Nacional. O conselheiro do Conselho Regional de São Paulo (CRC-SP) Sebastião Gonçalves explica que as empresas que optam pelo Simples são obrigadas a registrar e fazer gratuitamente a primeira declaração da receita anual dos MEIs. Se enquadra nesta categoria o empresário individual que tenha auferido receita bruta de até R$ 36 mil anuais.

Apagando o Acordo
Cerca de 250 funcionários do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal assinaram manifesto em prol da simplificação da língua portuguesa. A adesão foi durante palestra ministrada pelo professor Ernani Pimentel sobre as novas regras da ortografia e suas falhas. O manifesto faz parte de uma ação do Movimento Acordar Melhor, que já conta com apoios de senadores, deputados, professores e entidades de classe, como OAB-DF, ABI, entre outras. “Simplificar a ortografia é o mesmo que promover a inclusão social”, argumenta Pimentel.

Energia
Arion foi o nome escolhido pela população para a mascote dos Jogos Militares Rio 2011. O nome escolhido teve 41.069 votos; Turi obteve 25.339; em último lugar ficou Super-Pax, com 15.129. Arion, de origem Grega, significa “O que tem Energia”.

Beijo da morte
Qual será o legado de FH a que se refere José Serra? A maior tarifa de telefonia do mundo? O maior custo de energia mundial? Ou o apagão de 2001?

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCarolice
Próximo artigoCoroinhas

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.