Sem pára-quedas

O mercado de subprime, no qual foi deflagrada a atual crise, já é um velho conhecido nosso. No começo da década de 1970, o então ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen, proibiu a Resolução 386, do falecido Banco Nacional de Habitação (BNH), que permitia duplo financiamento em hipoteca, artifício de captação de dinheiro largamente utilizado por incorporadores e agentes do Sistema Financeiro da Habitação. Ao rebater a choradeira geral, Simonsen mandou o seguinte recado: “Quem estiver no meio do avião e não estiver satisfeito com o piloto, que se jogue pela janela.”

Novo Brady
O ex-banqueiro Luiz Cezar Fernandes, um dos fundadores do banco Pactual, propõe, em artigo, que sejam criados os Paulson Bonds, à imagem e semelhança dos Brady Bonds, solução para a crise da dívida latino-americana 20 anos atrás. “Essa é a maneira correta de restabelecer a confiança no sistema bancário – e não a compra de títulos podres ou tóxicos, ou a concessão de redescontos. Esta é a solução adequada para evitar o pânico.” As pessoas físicas e jurídicas – financeiras e não-financeiras – só vão voltar a comprar CDBs e commercial papers de bancos com esta garantia governamental, diz Fernandes.

Bombando
Com os mercados derretendo, o atendimento nas agências dos bancos personalizados está parecido com os de consultórios médicos que recebem clientes de planos de saúde. Com a quantidade de clientes que vão às agências, apavorados com a queda dos rendimentos, muitos têm de aguardar por longos período em pé, enquanto os gerentes atendem a uma longa fila.

No pé
A linha de picolés Fruttare, da Kibon, é feita com frutas de verdade, garante o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), que concedeu um selo atestando  a matéria-prima. Segundo a Kibon, é a primeira e única chancela concedida pelo instituto para uma empresa fabricante de sorvetes. A linha Fruttare não utiliza corantes, conservantes ou aromatizantes artificiais. A empresa aproveita e lança os sabores Açaí e Acerola.

Interior
O presidente da Assembléia Legislativa do Rio, Jorge Picciani (PMDB), engrossa a legião dos sem-voto na Região Metropolitana. Os candidatos apoiados por Picciani perderam nos principais colégios eleitorais, como Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti. Não resta nem o consolo de ter emplacado o candidato do PMDB no segundo turno da eleição na Capital, já que Eduardo Paes – que já passou por seis legendas – não é exatamente um militante partidário.

Sol e sombra
A multinacional francesa Essilor lança no Brasil a lente Polarizada, que filtra a luz útil à visão e bloqueia totalmente a luz prejudicial, os reflexos do sol. O produto é mais um fruto do departamento de P&D da empresa, que investe em pesquisa 5% do seu faturamento (2,7 bilhões de euros por ano). Apesar de ter fábrica no Brasil e elevadas vendas aqui, os três centros de P&D da Essilor ficam na França, Estados Unidos e Cingapura.

E no Brasil?
Pesquisa divulgada pelo portal Imprensa Online mostra que quase 70% dos italianos acham que os jornalistas mentem; 60% acham ainda que os profissionais são pouco informados e 52% acreditam que eles não são independentes.

OVNI
Completa um mês de gaveta o Plano Nacional de Segurança.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorNeoudenismo
Próximo artigo“Garfada” – 2

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.