35.5 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Sem pára-quedas

O mercado de subprime, no qual foi deflagrada a atual crise, já é um velho conhecido nosso. No começo da década de 1970, o então ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen, proibiu a Resolução 386, do falecido Banco Nacional de Habitação (BNH), que permitia duplo financiamento em hipoteca, artifício de captação de dinheiro largamente utilizado por incorporadores e agentes do Sistema Financeiro da Habitação. Ao rebater a choradeira geral, Simonsen mandou o seguinte recado: “Quem estiver no meio do avião e não estiver satisfeito com o piloto, que se jogue pela janela.”

Novo Brady
O ex-banqueiro Luiz Cezar Fernandes, um dos fundadores do banco Pactual, propõe, em artigo, que sejam criados os Paulson Bonds, à imagem e semelhança dos Brady Bonds, solução para a crise da dívida latino-americana 20 anos atrás. “Essa é a maneira correta de restabelecer a confiança no sistema bancário – e não a compra de títulos podres ou tóxicos, ou a concessão de redescontos. Esta é a solução adequada para evitar o pânico.” As pessoas físicas e jurídicas – financeiras e não-financeiras – só vão voltar a comprar CDBs e commercial papers de bancos com esta garantia governamental, diz Fernandes.

Bombando
Com os mercados derretendo, o atendimento nas agências dos bancos personalizados está parecido com os de consultórios médicos que recebem clientes de planos de saúde. Com a quantidade de clientes que vão às agências, apavorados com a queda dos rendimentos, muitos têm de aguardar por longos período em pé, enquanto os gerentes atendem a uma longa fila.

No pé
A linha de picolés Fruttare, da Kibon, é feita com frutas de verdade, garante o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), que concedeu um selo atestando  a matéria-prima. Segundo a Kibon, é a primeira e única chancela concedida pelo instituto para uma empresa fabricante de sorvetes. A linha Fruttare não utiliza corantes, conservantes ou aromatizantes artificiais. A empresa aproveita e lança os sabores Açaí e Acerola.

Interior
O presidente da Assembléia Legislativa do Rio, Jorge Picciani (PMDB), engrossa a legião dos sem-voto na Região Metropolitana. Os candidatos apoiados por Picciani perderam nos principais colégios eleitorais, como Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti. Não resta nem o consolo de ter emplacado o candidato do PMDB no segundo turno da eleição na Capital, já que Eduardo Paes – que já passou por seis legendas – não é exatamente um militante partidário.

Sol e sombra
A multinacional francesa Essilor lança no Brasil a lente Polarizada, que filtra a luz útil à visão e bloqueia totalmente a luz prejudicial, os reflexos do sol. O produto é mais um fruto do departamento de P&D da empresa, que investe em pesquisa 5% do seu faturamento (2,7 bilhões de euros por ano). Apesar de ter fábrica no Brasil e elevadas vendas aqui, os três centros de P&D da Essilor ficam na França, Estados Unidos e Cingapura.

E no Brasil?
Pesquisa divulgada pelo portal Imprensa Online mostra que quase 70% dos italianos acham que os jornalistas mentem; 60% acham ainda que os profissionais são pouco informados e 52% acreditam que eles não são independentes.

OVNI
Completa um mês de gaveta o Plano Nacional de Segurança.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorNeoudenismo
Próximo artigo“Garfada” – 2
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.