Sem pára-quedas

103

O mercado de subprime, no qual foi deflagrada a atual crise, já é um velho conhecido nosso. No começo da década de 1970, o então ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen, proibiu a Resolução 386, do falecido Banco Nacional de Habitação (BNH), que permitia duplo financiamento em hipoteca, artifício de captação de dinheiro largamente utilizado por incorporadores e agentes do Sistema Financeiro da Habitação. Ao rebater a choradeira geral, Simonsen mandou o seguinte recado: “Quem estiver no meio do avião e não estiver satisfeito com o piloto, que se jogue pela janela.”

Novo Brady
O ex-banqueiro Luiz Cezar Fernandes, um dos fundadores do banco Pactual, propõe, em artigo, que sejam criados os Paulson Bonds, à imagem e semelhança dos Brady Bonds, solução para a crise da dívida latino-americana 20 anos atrás. “Essa é a maneira correta de restabelecer a confiança no sistema bancário – e não a compra de títulos podres ou tóxicos, ou a concessão de redescontos. Esta é a solução adequada para evitar o pânico.” As pessoas físicas e jurídicas – financeiras e não-financeiras – só vão voltar a comprar CDBs e commercial papers de bancos com esta garantia governamental, diz Fernandes.

Bombando
Com os mercados derretendo, o atendimento nas agências dos bancos personalizados está parecido com os de consultórios médicos que recebem clientes de planos de saúde. Com a quantidade de clientes que vão às agências, apavorados com a queda dos rendimentos, muitos têm de aguardar por longos período em pé, enquanto os gerentes atendem a uma longa fila.

No pé
A linha de picolés Fruttare, da Kibon, é feita com frutas de verdade, garante o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), que concedeu um selo atestando  a matéria-prima. Segundo a Kibon, é a primeira e única chancela concedida pelo instituto para uma empresa fabricante de sorvetes. A linha Fruttare não utiliza corantes, conservantes ou aromatizantes artificiais. A empresa aproveita e lança os sabores Açaí e Acerola.

Espaço Publicitáriocnseg

Interior
O presidente da Assembléia Legislativa do Rio, Jorge Picciani (PMDB), engrossa a legião dos sem-voto na Região Metropolitana. Os candidatos apoiados por Picciani perderam nos principais colégios eleitorais, como Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti. Não resta nem o consolo de ter emplacado o candidato do PMDB no segundo turno da eleição na Capital, já que Eduardo Paes – que já passou por seis legendas – não é exatamente um militante partidário.

Sol e sombra
A multinacional francesa Essilor lança no Brasil a lente Polarizada, que filtra a luz útil à visão e bloqueia totalmente a luz prejudicial, os reflexos do sol. O produto é mais um fruto do departamento de P&D da empresa, que investe em pesquisa 5% do seu faturamento (2,7 bilhões de euros por ano). Apesar de ter fábrica no Brasil e elevadas vendas aqui, os três centros de P&D da Essilor ficam na França, Estados Unidos e Cingapura.

E no Brasil?
Pesquisa divulgada pelo portal Imprensa Online mostra que quase 70% dos italianos acham que os jornalistas mentem; 60% acham ainda que os profissionais são pouco informados e 52% acreditam que eles não são independentes.

OVNI
Completa um mês de gaveta o Plano Nacional de Segurança.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui