Sem reação

A consultoria A.T. Kearney divulgou um relatório demonstrando que a concentração de riquezas no Reino Unido está retornando aos níveis da Era Vitoriana, com 70% da riqueza concentrados nas mãos de 1% da população, o índice mais alto entre os países industrializados. Segundo o boletim eletrônico Resenha Estratégica, o editor de Economia do jornal Daily Telegraph, Edmund Conway, comentando o relatório em sua coluna de 25 de novembro, se mostrava perplexo com a revelação e apenas conseguia afirmar que se surpreende pelo fato de que ainda não vira “qualquer tipo de convulsão social dramática como resultado disso”

Estrago de Menem
A destruição neoliberal na Argentina deve servir de alerta ao Brasil. Sem competitividade na indústria, o país vizinho passou a mero exportador de commodities e caiu do 36° lugar no ranking de países exportadores, que ocupava em 1998, para o 45° posto, no ano passado. Segundo dados da OMC, em 1998 as exportações do Brasil eram 1,9 vezes maiores que as da Argentina. Agora são 2,8 vezes maiores. Em 2008, Brasil passou a ser o 22º maior país exportador, com 1,23% do total do comércio mundial. Em 1998, o Brasil ocupava o 25º lugar e ficava com 0,93% do comercio mundial, bafejado pela valorização dos produtos primários aqui abundantes. A crise no final do ano passado e o avanço dos produtos industrializados chineses na América Latina, assim como o exemplo argentino, mostram o quanto é prejudicial o modelo de exportador de commodities.

Contrapartida
Ao apelo do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), para que as pessoas evitem sair às ruas, devidos aos estragos provocados após as fortes chuvas que paralisaram a cidade, os paulistanos retrucam: “Prefeito, então, também não aumente o IPTU em até 45%.”

O silêncio dos Maias
É ensurdecedor o voto de silêncio que o presidente do DEM, deputado federal Rodrigo Maia, e seu pai, o ex-prefeito Cesar Maia, continuam a guardar sobre o mensalão do partido em Brasília. Especialistas em vírus já aventam a hipótese de a mudez ser sido provocada por arruditite.

Mundial
O presidente do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Wolfgang Goerlich, será o próximo presidente do Conselho Internacional dos Curtumes (ICT, sigla em inglês), entidade que congrega representações de 25 países.

Estratégico
“Posicionamento estratégico e empresa contábil” é o tema de palestra que o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RJ) realiza nesta quarta-feira, no Rio, a partir das 8h30, com o consultor estratégico do sindicato e sócio da Metaphor, Fred Caruso. Os interessados podem se inscrever no site www.sescon-rj.org.br

Esquenta
O empenho de representantes do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) em priorizar as razões da divulgação de e-mails em que cientistas admitem ter falsificado dados para “aquecer” números sobre o clima da Terra, em lugar de debater o conteúdo das mensagens, revela fragilidades importantes nas suas convicções. Afinal, se os dados são suficientemente convincentes, por que é necessário manipular números da série histórica da temperatura do planeta?

Editorialização
Da mesma forma, é inaceitável a omissão da esmagadora maioria da imprensa tupiniquim sobre tema extremamente grave, enquanto pululam reportagens sobre o assunto na Europa e nos Estados Unidos, inclusive, revelando cumplicidades entre jornalistas e ativistas dos aquecimento global. A militância na abordagem do tema chega ao cúmulo de as raras matérias que repercutem a denúncia removerem antiga e aceita fronteira do jornalismo: a que separa notícia e opinião.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGuerra da comunicação
Próximo artigoCompetência

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Funcionalismo público: críticas e realidade da categoria

Por Relly Amaral Ribeiro.

Scheer Churrasqueiras dobra vendas na pandemia

Empresa lançou 25 itens em sua linha residencial.

RJ terá receita extra de R$ 100 bilhões

Uma receita extra de R$ 100 bilhões nos próximos dez anos é o que prevê o governo do Estado do Rio de Janeiro com...

Forte recuperação do seguro Viagem

O seguro Viagem continua a mostrar recuperação depois de um forte período de quedas devido à pandemia da Covid-19 e às restrições impostas como...

CNseg aponta vetores de impacto da economia nos próximos meses

Os vetores prós e contra o crescimento do PIB do país em 2021 e em 2022 são relacionados na nova edição (nº 56)...