Semana começa morna na B3, que fecha em queda

385
Fachada da B3, Bolsa de Valores brasileira
Fachada B3. Foto: divulgação

A bolsa de valores de São Paulo, a B3, operou nesta segunda-feira com bastante volatilidade e acabou encerrando no negativo. “Estamos no início da divulgação de resultados corporativos nos EUA. Nessa semana, temos muitas empresas americanas divulgando resultados e isso tende a fazer preço. O mercado já tem expectativa por esses resultados corporativos de grandes empresas e na próxima semana começam os resultados corporativos no Brasil”, reportou Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos, à reportagem do Monitor Mercantil.

O Ibovespa fechou em queda de 0,19%, a 114.428 pontos. Lembrando que na sexta-feira, a bolsa fechou em alta de 1,29%, a 114.647 pontos. Com o resultado, a bolsa acumulou alta de 1,61% na semana. No mês, o avanço é de 3,31%. Mas quando observado o ano, o recuo é de 3,67%.

Segundo Jansen Costa, a semana começa com dados ruins da China e crise energética na Europa. Na China, dados de crescimento mostram queda acima das expectativas. Principais destaques são os setores industrial e imobiliário. Dados de venda do varejo vieram acima do consenso. É preciso monitorar também o impacto da crise energética na Europa nos resultados das companhias do terceiro trimestre, principalmente empresas industriais, o que também pode prejudicar o crescimento dos países e levar a aumento da taxa de juros na região.

Expectativa Brasil

“Na semana passada, no Brasil, tivemos 3% de alta do índice. No mercado local, vemos basicamente o fluxo local de investidores comprando Bolsa. Chama atenção que no movimento de queda os volumes são menores do que os de alta. Então, a bolsa tem feito maior volume de alta do que de queda. Expectativa é que mercado tenha feito no curto prazo um fundo, como chamam os analistas”, explica o consultor.

Espaço Publicitáriocnseg

Na avaliação dele, são poucos ruídos em relação a CPI da Covid. “Temos dados positivos como a queda da taxa de transmissão da Covid. Vemos a movimentação por uma terceira via com Eduardo Leite no PSDB sendo colocado como possibilidade. Outro movimento observado é que as taxas de renda fixa de crédito privado de curto e médio prazo subiram bastante e pessoas passam a se questionar se devem tirar da renda variável e colocar na fixa. Muita gente tem feito essa movimentação buscando proteção”, cita Jansen Costa.

Internamente, o Banco Central divulgou nesta segunda-feira a estimativa do mercado financeiro para a inflação que subiu para 8,69%, enquanto a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) é de queda para 5,01%.

Leia também:

Bolsa começou a negociar cotas do Fiagro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui