De acordo com uma projeção realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a semana de ofertas da Black Friday (neste ano, em sua 14ª edição) deve começar na quinta-feira e ser finalizada na Cyber Monday, dia 2 de dezembro, atingindo uma expectativa do número de pedidos de 10,7 milhões, com um faturamento esperado durante o período de R$ 11,63 bilhões.
Segundo dados da Pesquisa de Intenção de Compras para a Black Friday 2024, da LWSA em parceria com as empresas Bling, Tray, Melhor Envio e Opinion Box, os compradores consideram os canais digitais como a principal fonte de consulta das ofertas e 96% deles afirmam que planejam comprar online, evidenciando um aumento da intenção em relação ao ano anterior, que era de 87%.
A pesquisa também apontou ainda que os problemas de abastecimento de pedidos apareceram como uma das principais dores do varejo, trazendo outra questão decisiva durante as vendas no período de Black Friday – a garantia de uma entrega rápida e eficaz.
A omnicanalidade tem sido considerada uma estratégia relevante para os varejistas a fim de maximizar as vendas, atingindo o maior número de compradores. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) recomenda que sejam estudadas e aplicadas estratégias de marketing digital em diferentes canais, como campanhas pagas e anúncios em redes sociais, sites, marketplaces e até mensagem via WhatsApp, aplicativo presente em 83% das jornadas de compra dos brasileiros. Nesse contexto, o WhatsApp transformou-se em um meio de comunicação presente no dia a dia da maioria dos clientes e por isso, é essencial para as empresas, segundo o estudo.
Já levantamento feito pelo Dito, empresa de tecnologia, em parceria com a Opinion Box, que aponta o aumento de 19% nas compras de supermercados enquanto as de alimentos e bebidas devem chegar a 14%. Para o economista e especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, é necessário se preparar para a data.
“Com planejamento, o supermercadista pode conseguir um bom aumento nas vendas. Destaco a preparação do estoque, rapidez nas reposições de produtos e a ornamentação da loja como ações fundamentais para ter sucesso na Black Friday”, diz.
O mesmo levantamento é responsável por revelar que na Black Friday de 2023, 12% das compras feitas durante a comemoração foram em supermercados, além de 9% dos gastos serem destinados a alimentos e bebidas.
“Apesar de os setores de eletrodomésticos e eletrônicos, casa e decoração e de vestuário serem os mais procurados pelo público, não são os únicos que podem ser beneficiados pela megapromoção. Os supermercados podem e devem aproveitar a data, oferecendo kits especiais, promoções em produtos do dia a dia e criando campanhas de marketing personalizadas para atrair os consumidores”, destaca.
Leandro Rosadas explica que é preciso ter 15 dias de estoque dos produtos em promoção, para uma semana de Black Friday. Para isso é importante analisar os dados do que vendeu mais no ano anterior, na mesma data. O ideal é que no mínimo 25 produtos estejam contemplados na promoção.
“Outro passo importante é disponibilizar formas de pagamento para a Black Friday, como por exemplo: cartão, vale alimentação, entre outros.
Rosadas explica que a ornamentação da loja é a chave para impulsionar as vendas durante o período. Sinalize ao público que o estabelecimento está participando da Black Friday. Posicionone os produtos com descontos no fundo da loja. Dessa forma, os clientes precisarão percorrer os corredores para alcançar os itens de interesse. Esse deslocamento faz com que outras ofertas e produtos, possivelmente, sejam vistos.