Semana do Detox Digital no YouTube

Especialistas falarão sobre o uso saudável da tecnologia.

Empresas / 00:14 - 29 de mai de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

No dia 1° de junho, segunda-feira, começa a primeira edição da Semana do Detox Digital. O evento virtual acontece no YouTube, no canal da your/dev (empresa organizadora), durante seis dias consecutivos, sempre pela manhã, a partir das 9h. Para participar basta fazer a inscrição pelo Sympla. A ideia partiu do jovem empresário Matheus Costa, fundador da plataforma e CEO da empresa de transformação digital your/dev.

Segundo a edição 2019 do relatório ICD (Indicador de Confiança Digital), conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), “para 41% dos jovens brasileiros, as redes sociais causam sintomas como tristeza, ansiedade ou depressão.” O estudo mostrou também que apenas 27% dos jovens esperam o melhor da tecnologia.

O evento reúne especialistas em comportamento e autoconhecimento para estimular o debate e a reflexão sobre o uso consciente da tecnologia. São eles Eduardo Valladares (designer de aprendizado), Daniela Generoso (psicóloga), Roberta Sertã (professora de yoga radicada na Tailândia), Arnaldo Neto (apresentador do programa ‘Minuto de Proposito’, na Rádio Mix e autor do best-seller ‘Vivendo de Propósito’), Pedro Salomão (autor de ‘Empreendendo Felicidade’ (2016) e finalista do último prêmio Jabuti com o livro LYdereZ (2018)) e Fernando Gonçalves (CEO e fundador da Cinco, empresa que tem como clientes atletas como Carlos Burle, Anderson Silva, Lucas Paquetá e Minotouro).

A ideia do tema surgiu diante de uma dor pessoal. Matheus experimentou os efeitos negativos do uso excessivo das ferramentas digitais no seu dia a dia. Sintomas como alterações no sono e na visão, distração, ansiedade, stress, entre outros o levaram a pesquisar o assunto e conversar com especialistas. A adoção de hábitos digitais mais saudáveis e conscientes devolveram qualidade de vida e até aumentaram a produtividade. Compartilhar o conhecimento para que mais pessoas possam se beneficiar foi o ponto de partida da criação do evento.

“Neste momento em que a pandemia e o isolamento social levam a uma revisão de conceitos e comportamento, tendo no digital a saída para a sobrevivência de negócios e interação social, resolvemos incentivar as pessoas a olhar para si e modificarem seus hábitos viciados pela era da informação,” acrescenta Matheus.

Um estudo batizado de "Status of Mind" (estado da mente, em português), feito em 2017 pela Royal Society of Public Health, de Londres, Reino Unido, revelou que o Instagram é o pior aplicativo quando se trata de saúde mental. A pesquisa analisou as reações aos posts de Facebook, YouTube, Twitter, Snapchat e Instagram e teve como resultado que o app de fotos e vídeos provoca ansiedade, depressão, má qualidade do sono e insatisfação com o próprio corpo — alguns dos sintomas do caráter viciante do FoMO - Fear of Missing Out (a síndrome de quem fica viciado em redes sociais, "medo de estar perdendo algo").

A Semana do Detox Digital aproveita para divulgar o trabalho do Instituto da Criança, organização que há 26 anos aproxima o investimento privado de causas solidárias e promove a gestão eficiente destes recursos. Será possível realizar doações para a organização social, que servirão de apoio a campanhas de combate a covid-19. https://www.yourdev.com.br/ / @yourdevbr

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor