Sem-canudo

A Finep, órgão de financiamento à pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, voltará a investir fortemente nas universidades. A afirmação foi feita pelo diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Odilon Antonio Marcuzzo dos Santos, durante a 55ª Reunião Anual da SBPC. Segundo Odilon, no Brasil apenas 11% dos jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos estão nas universidades. Na Argentina, esse percentual é de 30% e nos Estados Unidos, 80%. Além disso, dois terços desses universitários estão em instituições privadas. A Finep lançou um edital pelo qual disponibiliza R$ 4 milhões para projetos nesta área, com recursos do CT-Infra, para promover o ensino à distância.

Gaveta aberta
A Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) estima que cerca de 900 mil mutuários com contratos de “gaveta” (aqueles em que o comprador não transfere, de imediato, o imóvel para seu nome) poderão pedir à Justiça a revisão das condições de compra da casa própria. Decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que abrange os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, garantiu o direito da mutuária Cláudia Rejane Vendruscolo Barcelos de ter o contrato de “gaveta” revisado pela Caixa Econômica Federal. Pesquisa realizada em novembro do ano passado pela ABMH revela que 40% dos contratos habitacionais são de “gaveta”. Os advogados da mutuária argumentaram que o Judiciário não pode fechar os olhos para uma prática reiterada e muito aceita pela sociedade.

Por terra
O estímulo ao transporte hidroviário não estará entre as maiores prioridades da Prefeitura do Rio de Janeiro caso a cidade seja escolhida para sede das Olimpíadas de 2012, disse ao MM o vice-prefeito Marcos Vale, que confirmou que já existe uma equipe preparando projetos que poderão ser desenvolvidos na cidade. “O que se pretende é construir a Linha 6 do metrô, ligando a Ilha do Governador à Barra da Tijuca. Caso não seja possível, a idéia é um metrô sobre rodas, ao longo da Linha Amarela”, disse, acrescentando que o município depende também das parcerias com o Governo do Estado. “As Olimpíadas não trarão apenas equipamentos esportivos para a cidade, mas farão uma revolução em outras áreas, como transporte, segurança e meio ambiente”.

Contra o convênio
A CPI da Serasa ouvirá, na próxima terça-feira, o procurador André de Carvalho Ramos, que move ação contra convênio firmado entre a Febraban, a Serasa e a União. A reunião será às 14h30, no plenário 9 da Câmara dos Deputados.

História de SP
Cem obras raras e parte do acervo da Biblioteca Mário de Andrade, que conta a história da cidade de São Paulo, poderão ser acessados pela Internet. Fruto de parceria entre o Instituto Embratel 21 e a Prefeitura, o projeto “Biblioteca Digital Multimídia: Tesouros da Cidade de São Paulo” será inaugurado nesta segunda-feira. O endereço é www.bibliotecamultimidia.org.br

Primeiro mundo
Para executivos que só aceitam atendimento de saúde na “América”: pelo 13º ano consecutivo, o Johns Hopkins Hospital foi classificado como o hospital número 1 dos Estados Unidos pelo U.S. News & World Report. Além de obter o primeiro lugar na classificação geral, o hospital alcançou o topo em Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Ginecologia e Urologia. Em segundo lugar na classificação geral está a Clínica Mayo, seguida pelo UCLA Medical Center.

São Tomé
O Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa condenou a “interrupção da ordem democrática” na República Democrática de São Tomé e Príncipe. O conselho defende o retorno “imediato e incondicional” ao normal funcionamento das instituições democráticas e seus membros se dizem dispostos a integrar uma missão que ajude a encontrar uma solução para a crise.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAlvejados
Próximo artigoPeça pirata

Artigos Relacionados

Brics+ será gigante em alimentos e energia

Bloco ampliado desafia EUA rumo a nova ordem mundial.

Para combater Putin, adeus livre mercado

Teto para preço do petróleo é nova sanção desesperada do G7.

Inflação engorda lucros de bilionários de energia e alimentos

Fortunas dos ricaços desses 2 setores aumentaram US$ 1 bilhão a cada 2 dias desde 2020.

Últimas Notícias

Setor de energia é um dos alvos preferidos de hackers

Mais de 60% de todos os ataques foram de phishing; organizações criminosas de hackers são ameaça às infraestruturas críticas do Brasil.

Países árabes planejam expansão de energia limpa

Omã, Marrocos, Argélia e Kuwait estão entre os que têm planos mais ambiciosos.

‘Governo não apenas poderia, como deveria intervir na Petrobras’

Para especialista, Governo Federal deveria estar mais atuante para combater os preços abusivos dos combustíveis em toda a cadeia.

Exterior cauteloso pode prejudicar negócios locais

Índices futuros acionários em Nova Iorque operam em queda significante: temores relacionados a uma possível recessão nos EUA.

Marrocos quer se desenvolver como polo de tecnologia

Setor digital emprega 120 mil pessoas no país; país tem investido em acordos e memorandos para aumentar investimento na área.