Sem-contracheque

Ao dizer, em comentário à “tortada” recebida pelo ministro Ricardo Berzoini, em Fortaleza, que “existe gente que não sabe o que é contracheque”, o presidente Lula não sabe quanto estava certo. Para ser exato, cerca de 20 milhões de brasileiros, entre desempregados e a turma do mercado informal. Desse total, pelo menos um milhão deve essa condição ao primeiro ano do seu governo

Aprendizado
A definição consta do boletim eletrônico do PFL: “O principal índice de saúde econômica e política de um país é a taxa de emprego, que atingiu níveis de calamidade. E o governo Lula não sabe o que fazer: o desemprego já é de 10,9% enquanto nos Estados Unidos é de 5.75% e na Comunidade Européia de 8,9%.” Para quem nos oito anos de FH, elegeu o “risco país” e o C-Bond, entre outros esoterismos financeiros, como sinônimos de pujança de um país, o PFL demonstra que, na oposição, aprendeu rapidamente a não confundir propaganda com realidade.

Cortina de fumaça
“Não é o salário que causa desemprego, e sim os juros altos, a falta de financiamento e de infraestrutura. Mas por ser fácil jogar tudo isso sobre os salários do trabalhador é que se sai com essa história.” A declaração, do presidente eleito do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Vantuil Abdala, critica as recentes propostas de Lula para flexibilizar direitos trabalhistas. Abdala também criticou o “assembleísmo” do governo: “A sociedade está esperando para ver o que acontece, já que medidas como as sugeridas não têm relação direta com a geração de emprego nem com o desenvolvimento do país.”

Desafios
Os desafios ao desenvolvimento do Rio de Janeiro serão analisados pelo secretario estadual de Desenvolvimento Econômico, Humberto Mota, nesta segunda-feira, às 12h30m, no Almoço do Empresário da Associação Comercial do Rio de Janeiro (Rua da Candelária 9, 14° andar).

Novíssimo mundo
Estudantes universitários brasileiros que desejem conhecer a bonita e atrativa Nova Zelândia e ainda fazer lá um estágio – remunerado – devem aproveitar a oportunidade oferecida pela agência de intercâmbio Sem Destino. Os interessados devem estar cursando hotelaria, turismo ou gastronomia e ter inglês fluente. Não há limite de idade. As vagas são em hotéis, resorts e restaurantes. Inscrições em www.semdestino.com.br

Buraco
Se a moda de impedir que a Petrobras gaste sua verba de publicidade com quem não tem o nada consta da Previdência – motivo que levou à suspensão do pagamento do patrocínio do Flamengo – pega, vai ter muito grupo de mídia sem poder receber as polpudas verbas estatais.

Artigo anteriorColonizados
Próximo artigoRelativo
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes no trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.