Seminário antecipa novas tecnologias e veículos no Brasil

As inovações no setor automotivo brasileiro: novas tecnologias, veículos híbridos e lançamentos aguardados para 2024

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tecnologia de veículos elétricos
DBS Facility - Images from Aug/2023

Em dois dias de evento, a AutoData realizou, em São Paulo, o Congresso AutoData Perspectivas 2024. Foram 19 painéis, reunindo executivos das maiores empresas do setor automotivo, entre segmento de leves, pesados, autopeças e entidades.

Os principais painéis com as montadoras trouxeram novidades importantes que antecipam lançamentos e novas tecnologias. A Toyota anunciou que seu novo SUV compacto entra na linha de produção em um ano. Rafael Chang, presidente para o Brasil, confirmou que terá motor híbrido flex. Há ainda estudos para viabilizar um inédito modelo PHEV, híbrido flex plug-in.

Gonzalo Ibarzábal, presidente e diretor geral da Nissan do Brasil, reforçou o compromisso de produzir a nova geração do Kicks e mais um SUV (sem revelar o porte) em sua planta de Resende (RJ). O projeto faz parte de um investimento de R$ 2,8 bilhões até 2025, que inclui também um motor 1.0 turbo nacional. O executivo informou, contudo, que a marca não tem planos de fabricar motorização híbrida, por enquanto.

A GWM, por sua vez, espera a nova fase do Programa Rota 2030 para anunciar um novo cronograma de sua fábrica em Iracemápolis (SP). Uma picape híbrida é esperada para maio de 2024. A linha H6 do Haval, hoje importada da China, também é cotada. Nem um modelo 100% elétrico é descartado. Oswaldo Ramos, CCO da GWM Brasil, reforçou que o objetivo é aumentar o padrão da marca, com modelos mais caros que os atuais, ou seja, importados acima de R$ 400 mil. “Não traremos carro popular. Estamos subindo nossa escala de produtos.”

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A Mitsubishi promete para 2024 a venda no Brasil de um SUV híbrido importado, de acordo com o CEO da HPE, Mauro Correia, sem revelar mais detalhes sobre o veículo

Às vésperas de comemorar seu centenário no Brasil, em 2025, a General Motors anunciará um novo ciclo de investimentos, colocando fim aos boatos de que a marca encerraria a produção no Brasil. Fábio Rua, vice-presidente de comunicação e relações governamentais, enfatizou, durante o evento, que a GM não sairá do Brasil e que é possível que a montadora tenha carros híbridos até chegar à total eletrificação.

A Volks também estaria preparando um motor híbrido flex, informação revelada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, mas com longa espera, apenas a partir de 2027. Carlos Kitagawa, CFO da Stellantis para a América Latina, ressaltou que as novas plataformas eletrificadas entram em produção em 2024. A partir desta plataforma, serão fabricados carros híbridos flex leves, autorrecarregáveis e plug-in e até 100% elétricos. A Stellantis tem sob o grupo no Brasil as marcas Fiat, Jeep, Ram, Citroën e Peugeot.


BorgWarner se prepara para a eletrificação

Após registrar alta de 18% na produção de turbocompressores em 2023, a BorgWarner prevê um novo crescimento na produção em Itatiba (SP), com a consolidação de veículos turbo lançados em 2023 (Fiat Strada, Volkswagen Polo e Peugeot 208).

Nos próximos anos, a companhia espera que a produção local de carros híbridos movidos a etanol se concretize, já que a planta no interior de São Paulo está em processo de cotação para nacionalizar turbos para esse tipo de propulsão. Em Piracicaba (SP), a fabricante inicia o novo ano com a produção do BMS (Battery Management Systems ou Sistema de Gerenciamento da Bateria), para atender ao mercado norte-americano. Para 2024, a BorgWarner projeta mais crescimento no mercado de reposição, com os avanços da linha Thermal (ventiladores e embreagens viscosas) que cresceu 48% e a linha de turbos, que teve alta de 12% este ano.


Honda lança terceira geração de moto aventureira

Começa a chegar às lojas Honda nas últimas semanas de dezembro a nova XRE 300 Sahara 2024, por a partir de R$ 27.090 em três versões. A moto aventureira foi totalmente renovada nesta terceira geração: novo visual, novo chassi, enquanto o motor é o mesmo utilizado na CB 300F Twister, com adaptações.

Trata-se do motor de 300 cc com 25,2 cv (flex), com transmissão de 6 velocidades e embreagem com assistência deslizante, recurso que evita que a roda traseira trave em reduções fortes de marcha. A nova Sahara substitui a Honda XRE 300 no Brasil e tem como principal concorrente a Yamaha XTZ 250 Lander.

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