Sem-Papai Noel

Às vezes, gestos simbólicos são mais representativos do que mil discursos e cem maqueteiros. No primeiro ano do presidente Lula, a Volks quebrou uma tradição: anunciou que, pela primeira vez em 50 anos, não entregará brinquedos para os funcionários, como fazia desde a fundação da empresa no Brasil. Egresso do movimento sindical no ABC, Lula, em seus tempos de sindicalista, haveria de transformar tal frustração em algum tipo de protesto. Mas, sinal dos tempos, os trabalhadores da montadora preferiram doar brinquedos às crianças assistidas pela Fundação Padre Leo Comissari, que desenvolve trabalho na favela do Oleoduto, em frente à Volks, em São Bernardo do Campo.

Espetáculo
Será que no final de 2002 Lula ganhou também as eleições para presidência da Nigéria e no início de 2003 lá se instalou com sua equipe econômica, Palocci, Lisboa e companhia? Essa pode ser uma conclusão apressada de quem olhar o gráfico acima e ver que as trajetórias de queda (assim com a elevação, anteriormente) do risco-país do Brasil e da nação africana foram quase idênticas. Parte da mídia sustenta que a redução do risco Brasil se deveu ao sucesso da política econômica do governo. Na verdade, eliminando-se a alta ocorrida em meados de 2002 – esta sim, extraordinária, tanto aqui quanto na Nigéria – o que se vê é que o risco dos dois países seguiu mais ou menos o mesmo rumo da média global, ou da Rússia, por exemplo. Queda do risco, é bom ressaltar, na visão dos especuladores mundiais.

Vestibular
Preparar para as certificações da Andima e da Anbid, obrigatórias para atuar como profissional de investimento, é o objetivo do curso Qualinvest Plus 2004, programado pela Associação e pelo Sindicato dos Bancos do Rio de Janeiro para o início do ano. A próxima prova da Anbid será realizada dia 21 de março e a prova da Andima ainda será agendada. O curso será realizado no período de 26 de janeiro a 18 de março, de 18h30m às 21h30m. Inscrições pelos telefones (21) 2253-1538/2203-2188 ou pelo e-mail [email protected]

Livre
Uma das vantagens do software livre é facilitar – e tornar mais barata – a informatização do setor público. Exemplo é o programa desenvolvido pela Associação Brasileira das Empresas de Software Livre (Abrasol Empresarial) e Syspub para gerenciar programas alimentares de municípios. Entre outras funções, o sistema monta o cardápio, tendo como parâmetro a receita destinada pelo município para a alimentação pública. Estão cadastrados os principais compostos químicos dos alimentos e o programa calcula a porção necessária para atender as unidades municipais. O software tem três modelos: o mais simples pode ser obtido gratuitamente em www.gestaoalimentar.com.br.

Veneno
Crianças até um ano de idade que consomem alimentos convencionais com pesticidas têm mais chances de desenvolver problemas respiratórios do que se alimentadas com produtos orgânicos. A conclusão é de estudo feito pela University of Southern California publicado na Food Chemical News Publishing). A ingestão dos pesticidas utilizados em frutas e legumes aumenta quatro vezes o risco de asma. No Brasil, quem quiser optar pelo produto mais natural e tiver preguiça conta com a Maraú, que tem sucos prontos feitos com frutas orgânicas (laranja, maracujá, manga, goiaba e laranja com acerola).

Sensibilidade
Uma das principais produtoras de diploma do ensino superior do país, a Estácio de Sá está dispensando cerca de 700 professores dos seus diversos campus. Não satisfeita em oferecer este Papai Noel grego a seus funcionários, a universidade adicionou-lhe um toque extra da sua concepção educacional: grande parte dos “escolhidos” saberá da novidade através de um telegrama que chega as suas residências hoje, véspera de Natal. Melhor retrato do que seus donos pensam do ensino, impossível!

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEmprego zero
Próximo artigoFoco

Artigos Relacionados

Estaleiros darão a volta por cima

Indústria naval brasileira sofre com política do Governo Bolsonaro.

‘Empreendedores’ fecham suas empresas

Aumentou 35% número de negócios fechados em 2021.

Por que mexer no ICMS e manter dividendos elevados?

Acionistas ganham em dividendos tanto quanto toda a população perderia com corte no imposto.

Últimas Notícias

Clorin ganha destaque nos lares e empresas brasileiras

A empresa amplia distribuição da marca Milton no Brasil.

Tokenização: conceitos e casos de uso dessa tecnologia

BC e CVM acompanharão ao longo deste ano as operações dos projetos aprovados nos respectivos sandboxes regulatórios

Sim Pro Samba homenageia Lula Gigante

O Sim Pro Samba começa às 18h30, na Praça dos Professores. Gratuito!

Solução para o investidor no cálculo e declaração do IR

Usufruir de serviços automatizados para o cálculo e o pagamento de DARFs,

CVM divulga estudo sobre ESG e o mercado de capitais

Relação entre o mercado de capitais e o tema sustentabilidade,