Senha: 123456 é a mais usada no Brasil

Alto número de pessoas utiliza palavrões como senha; 84% das mais comuns no país podem ser crackeadas em menos de um segundo.

O dia 5 de maio é conhecido internacionalmente como Dia Mundial da Senha. A “comemoração” existe desde 2013, idealizada pelo pesquisador de Segurança da Informação Mark Burnett e posteriormente adotada pela Intel como um lembrete para os usuários reforçarem a segurança com seus dados.

Senhas fracas seguem sendo um grande calcanhar de Aquiles de usuários de todo o mundo. A lista das 200 mais utilizadas em 2021, divulgada recentemente, reforça esse problema. A clássica “123456” segue liderando o ranking, não só no Brasil, como em outros 41 países. 84,5% das senhas no ranking, no recorte brasileiro, seriam quebradas por um por um hacker.

“Isso se mostra especialmente um problema quando considerável parte delas não requer conhecimento nenhum de hacking para serem adivinhadas. São sequências óbvias do teclado ou palavras muito fáceis. A lógica é um tanto quanto simples: se você não gastou nenhum esforço em pensar em uma boa senha, há boas as chances que os hackers também não precisem de muito para quebrá-la”, afirma Leonardo Camata, especialista em Segurança da Informação da ISH Tecnologia.

Entre as senhas mais com comuns no Brasil estão: 123456 (em primeiro lugar); 123456789, em segundo; Brasil (em terceiro); 12345, em quarto; 102030 (em quinta posição); senha (em sexto); 12345678 (em sétimo); 1234 (em oitavo); 10203 (em nono); e 123123, em 10º lugar.

“Também é interessante observar como muitas senhas estão relacionadas a grandes eventos que ocorrem no ano. Em 2021, considerável parte das credenciais tinham alguma ligação com as Olimpíadas de Tóquio”, comenta Camata.

A análise das 200 credenciais mais usadas também revela alguns fatos interessantes: o O time inglês Liverpool foi o mais utilizado para senhas entre equipes de futebol no mundo. No Brasil, o “campeão” foi o Flamengo. No mundo da música, após não ter aparecido na lista de 2020, a banda One Direction foi a mais frequente em 2021. Nos animais, surpreendentemente, a espécie mais usada em senhas foi o golfinho. Ferrari e Porsche lideram o ranking em marcas de carros. Gabriel foi o nome mais comum no Brasil, sendo a 15ª senha mais usada no país inteiro. E um número assustadoramente alto de pessoas utiliza palavrões como senha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Turquia quer acordo escrito para Finlândia e Suécia na Otan

Até agora, turcos têm sido os únicos membros da Otan que se opõem às propostas dos dois nórdicos.

Arábica soma 67% e conilon, 33% da produção do Brasil

Safra brasileira total de café está estimada em 53,42 milhões de sacas de 60 kg, sendo 35,71 de arábica e 17,71 milhões de conilon.

Johnson se recusa a renunciar por festas ilegais na quarentena

Primeiro-ministro britânico assumiu total responsabilidade pelos eventos em seu escritório, mas se nega a renunciar devido a escândalo.

Últimas Notícias

Mercados caminham para fechar a semana do lado positivo

Bolsas e moedas são destaque, mas o que vale mais a pena ressaltar é a redução no juro futuro nos EUA.

Redução das desigualdades e saneamento

Brasil ainda apresenta 1,6 milhão de residências sem banheiro.

Turquia quer acordo escrito para Finlândia e Suécia na Otan

Até agora, turcos têm sido os únicos membros da Otan que se opõem às propostas dos dois nórdicos.

Arábica soma 67% e conilon, 33% da produção do Brasil

Safra brasileira total de café está estimada em 53,42 milhões de sacas de 60 kg, sendo 35,71 de arábica e 17,71 milhões de conilon.