Senhor Risco

A contratação de Armínio Fraga para o Conselho Internacional do JP Morgan coloca de pernas para o ar antigo conceito tão caro ao mercado financeiro. Ao incorporar o presidente do Banco Central à época em que elevou o “Risco Brasil” a 2 mil pontos, das duas uma: ou o Morgan está incorporando o principal responsável pelo recorde do risco a seus quadros ou, como pensam muito, o índice que a instituição criou tem tanto valor para o funcionamento das economias nacionais quanto a posição das estrelas.

“Mr. Unemployment”
Elogios em inglês costumam deixar embevecidos integrantes de equipes econômicas cosmopolitas nem sempre atentas à ironia que acompanham os epítetos com que são brindados. Ao ser apresentado durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, como Senhor Estabilidade, em oposição ao economista Joseph Stiglitz, que seria supostamente o Senhor Inflação, o presidente do BC, Henrique Meirelles, por exemplo não considerou que, como integrante do governo Bill Clinton, Stiglitz ostentou os mais baixos índices de desemprego dos EUA dos últimos anos, sem que, para isso, a inflação fugisse ao controle. Já Meirelles, em apenas um ano à frente do BC, deixou mais de 1 milhão de brasileiros sem emprego. Embora seja exagero chamar Stiglitz de Mister Emprego, certamente, seria adequado a Meirelles o figurino de Mister Desemprego.

Ouro negro
As novas capitais do petróleo atraem as companhias aéreas. Depois da American Airlines anunciar vôos diretos dos EUA para Macaé (RJ), a Air France incluiu Malabo (Guiné Equatorial) e Pointe Noire (Congo) no roteiro do Petroleum Club, programa de fidelidade para profissionais das indústrias de petróleo e gás em mais de 30 países produtores (inclusive o Brasil) servidos por vôos da companhia aérea francesa. Rio de Janeiro e São Paulo são destinos clube exclusivo.

Na disputa
A eleição para prefeito do Rio de Janeiro começou quente para o PSDB. A executiva estadual escolheu como candidata, por 20 votos a dois, a deputada federal Denise Frossard. O deputado estadual Otávio Leite, também tucano, pré-candidato derrotado, frisou que a decisão da executiva não tem força para escolher o candidato do PSDB. Leite garantiu que não recua da candidatura e garante que quem elege os candidatos a vereadores e a prefeito são os delegados, na convenção. A executiva é comandada pelo ex-prefeito e ex-governador Marcello Alencar.

Doutor escândalo
Dos seis cursos de direitos recomendados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro, quatro são públicos, sendo três federais (UFRJ, UFF e Unirio) e um estadual (Uerj). Apenas dois (PUC e Faculdade de Direito de Campos) são particulares. Entre os “escolões” elevados à condição de universidade, nenhum foi incluído.
Foi a segunda versão do OAB Recomenda, que lista os melhores cursos jurídicos do país segundo a performance dos alunos nas avaliações do Provão e do Exame da Ordem. De  215 cursos avaliados em todo o Brasil, apenas 28% obtiveram o selo de qualidade da instituição. Apenas 60 foram considerados de boa qualidade em 22 estados e no Distrito Federal.
Em 2001, a OAB avaliara 176 e recomendara 52 cursos em 21 estados e no DF. Embora o número de cursos de boa qualidade tenha aumentado, a OAB considera a situação “um escândalo nacional”, com a abertura indiscriminada de novas faculdades.

Folia
Cerca de 4.300 adereços ornamentarão 24 ruas, avenidas e praças em diversos bairros do Rio de Janeiro. A decoração para o Carnaval 2004 da cidade será apresentada hoje. A criação das peças foi do artista plástico Mario Borrielo.

Alvo
Já deixou de ser tímida a campanha para “queimar” o vice-presidente José Alencar. O foco dos fuxicos está na ala tucana incrustada na equipe econômica.

Artigo anteriorSegurança
Próximo artigoNosso novamente
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

Mortes dos essenciais

Aumentam em mais de 50% óbitos de caixas, frentistas e educadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.

Equador: Não haverá contagem rápida no domingo de eleições

Arauz, candidato do ex-presidente Rafael Correa lidera as pesquisas com 37% das intenções de voto contra 30% do candidato do Aliança Creo, o banqueiro Guillermo Lasso.

Indicador econômico global mantém trajetória de recuperação

Segundo FGV, fato reflete avanço das campanhas de vacinação contra a Covid.

Brasil movimentou R$ 2 tri em transações com cartões em 2020

Transações digitais foram impulsionadas por modernização do mercado e pandemia.

IPCA de março variou abaixo da expectativa do mercado

Nossa projeção para o ano que vem permanece de 6,5%, podendo ser antecipada para este ano.