25.6 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, janeiro 22, 2021

Ser ou não ser

A exótica união entre a Câmara de Comércio Dinamarquês-Brasileira e a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense será anunciada hoje. Jens Olesen, presidente da câmara, e Wagner Tavares de Araújo, presidente da Imperatriz garantem que o acordo para o próximo Carnaval é parte de um projeto internacional que ainda envolverá outros investimentos no Brasil em 2005. Especula-se que o enredo da escola no próximo ano será Hamlet.

A gravidez do Palocci.
Além da novela do Waldomiro, dois assuntos mexeram com o noticiário de início do ano. Curiosamente, duas barrigas falsas: a de Luma de Oliveira e a do PIB de 2003. Explicando melhor, assim como Luma, alegando motivos familiares, mentiu sobre o crescimento de sua prole, a equipe econômica iludiu os brasileiros ao prometer, no início de 2003, uma gravidez de 2,8% no PIB do ano passado e provocar um aborto de 0,2% nas riquezas nacionais.
Desmentidas as versões iniciais, a gravidez de Luma vira problema de foro íntimo. Já a falsa engorda do PIB nacional, além de tema público, acena com desdobramentos mais preocupantes. Como a queda de 8,6% sofrida pela construção civil foi um dos principais fatores de pressão sobre o PIB em 2003, está aberta a temporada de falsa gravidez da construção.
Protagonista da nova pantomina, o ministro Antônio Palocci anunciou cinco medidas com a promessa de fecundar o setor. Das cinco, duas se dirigem mais a anabolizar a saúde do sistema financeiro do que em fertilizar a construção. É o caso da redução do alcance de futuras liminares que suspendam reajustes no financiamento e da troca do instituto da hipoteca pela alienação fiduciária, que agiliza a retomada dos imóveis na Justiça em caso de inadimplência do comprador. Uma terceira, prepara as condições para o lançamento de recebíveis com papéis de imóveis, reengenharia maravilhosa que ajudou a quebrar o sistema financeiro japonês e arrastar aquele país para sua década perdida.
Das duas restantes, tem-se ainda um espermatozóide falso – a que supostamente compromete o patrimônio da construtora em caso de quebra tipo Encol – e outra minimiza escândalo maior do que o casos Waldomiro e Luma juntos, ao reduzir o subsídio dado aos bancos que, além não aplicarem na construção civil 65% da poupança que arrecadam, eram remunerados pela TR mais 6,7%. Esse agrado agora cai para 80% da TR.
Tudo isso, somado, descobre-se que, passado o Carnaval, resolve-se até a farsa da gravidez da Luma. Já a embromação da equipe econômica ameaça se estender da Quarta-feira de Cinzas ao Natal, quando tem início nova parolagem, a da promessa da gravidez do PIB de…2005.

Clonagem momesca
Estilingue em carnavais passados, o PT virou vidraça. No irreverente bloco carioca Que Merda é Essa?, um folião segurava um cartaz com uma crítica mordaz ao neopetismo: “Nem as moscas mudaram”.

Artigo anteriorCusto Palocci
Próximo artigoSinal vermelho
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.

EUA: expectativa por novos estímulos fiscais traz bom humor

Futuros dos índices de NY estão subindo, mesmo após terem atingidos novos recordes históricos no fechamento do pregão anterior.

Ajustando as expectativas

Bovespa andou na quarta-feira na contramão dos principais mercados da Europa e também dos EUA.

Sudeste produz 87,5% dos cafés do Brasil em 2020

Com mais de 55 milhões de sacas a região é a principal responsável pela maior safra brasileira da história.

Exportação de cachaça para mercado europeu cresceu em 2020

Investimentos será de R$ 3,4 milhões em promoção; no Brasil, já cerveja deve ficar entre 10 e 15% mais cara em 2021.