Serasa: vendas da Páscoa caem 9,6% e atingem pior desempenho da série histórica

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O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Páscoa 2016 teve o pior desempenho desde o início da série, em 2007. Durante a semana da data, de 21 a 27 de março, as vendas caíram 9,6% em relação ao mesmo período do ano anterior (30 de março a 05 de abril). No final de semana da Páscoa (25 a 27 de março), houve queda de 9,9% em todo o país na comparação com o final de semana equivalente ao do ano anterior (de 3 a 5 de abril).
Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana da Páscoa caíram 11,6% ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, as vendas tiveram queda de 8,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aprofundamento da recessão econômica, que coloca o desemprego em trajetória de elevação, e a queda do poder de compra dos consumidores devido à inflação, impactaram negativamente o movimento varejista durante a data comemorativa da páscoa deste ano.
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 21 a 27 de março de 2016 e comparadas às consultas realizadas de 30 de março a 5 de abril de 2015; e as do período de 25 a 27 de março de 2016, em comparação às do período de 3 a 5 de abril de 2015.

SPC fala em recuo de 5,8% neste ano
Dados da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) mostraram que em 2016 as vendas do comércio para a Páscoa recuaram 5,8% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Em 2015, a queda foi menos intensa (-0,3%). O resultado deste ano é o segundo negativo da série histórica, que teve início em 2008.
Diante do fraco desempenho econômico, do mercado de trabalho desaquecido e da perda de poder aquisitivo das famílias, uma retomada de confiança dos consumidores ainda parece distante para movimentar a economia e as vendas do varejo. Podemos observar que as vendas na Páscoa seguem a tendência do varejo, portanto, antecipa mais um ano difícil para o comércio.
O cálculo do volume de vendas para esta data foi baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Para esta data foram consideradas as consultas realizadas no período de 21 a 27 de março de 2016, comparadas às consultas realizadas entre 30 de março e 5 de abril de 2015.

Cresce número de viagens internacionais no feriadão
Os brasileiros têm buscado opções de viagens para aproveitar os dias de folga e, na páscoa deste ano, não foi diferente. Mesmo no cenário de crise financeira, o número de turistas brasileiros que foram para destinos internacionais aumentou em 129% neste feriado.
Além disso, foi observado o aumento da busca por países que não usam o dólar como moeda corrente; Buenos Aires, na Argentina, é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros.
De acordo com Gustavo Mariotto, executivo da agência de viagens ViajaNet, os países vizinhos são boas opções para quem quer fazer uma viagem internacional sem gastar muito.
– Além da cotação das moedas locais, as passagens para Argentina e para outros países da região são mais baratas do que para lugares mais distantes. Esses fatores reduzem bastante os custos da viagem – afirma.
O turismo doméstico também tem ganhado força. Cada vez mais brasileiros buscam opções nacionais para passar férias e feriados, impulsionando o setor no país.
O litoral brasileiro e diversas regiões do interior do Brasil têm aparecido como boas opções turísticas, tornando-se importantes pontos de recebimento de visitantes, que agradam pela facilidade de acesso e preços mais baixos.

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