Análise feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (Ifec-RJ), ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro, com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, de janeiro de 2025, mostra que o do Rio de Janeiro começou o ano com crescimento, enquanto o Brasil apresentou queda. O volume de serviços no estado avançou 1,0% frente a dezembro, enquanto que no país recuou 0,2%.
No comparativo interanual, o avanço no volume foi de 3,8% no Rio. Com o resultado, o setor acumulou alta de 3,8% nos últimos 12 meses. No Brasil, o crescimento ficou em 1,6% na comparação com janeiro de 2024, com variação acumulada de 2,9% nos últimos 12 meses.
De acordo com a análise do IFec-RJ, o volume de serviços de turismo no Rio de Janeiro apresentou retração de 5,4% em relação a dezembro de 2024 e crescimento de 6,6% na comparação interanual. Com isso, o estado acumulou alta de 6,6% nos últimos 12 meses.
No Brasil, o volume de serviços de turismo diminuiu 6,4% no mês de janeiro, mas avançou 3,5% na comparação interanual. Assim, as atividades turísticas registraram alta de 3,8% nos últimos 12 meses.
“O Estado do Rio demonstrou desempenho superior ao nacional impulsionado, principalmente, pelos setores de transportes e turismo. No primeiro caso, apresentando um crescimento 17,5% na comparação com janeiro do ano passado. No turismo, a diversificação e a qualidade dos serviços oferecidos contribuíram para a atração de um número maior de visitantes, resultando em impacto positivo na economia do estado e com crescimento de 6,6% em relação a janeiro de 2024”, analisa o diretor-executivo do IFec-RJ, João Gomes.
Leia também:
Aniversário de Fernando Peregrino
“Feijoada com Música”
Música no Museu se despede de Roberto de Regina
Difundiu a música barroca e os grandes compositores como Bach, François Couperin, Rameau entre outros
Estreia, no Teatro Cesgranrio
“Diva: Ao Vivo do inferno! O Musical”
Música no Museu apresenta Patrícia Glatzl
Clássicos internacionais de todos os tempos
Alerj vota criação do Fundo Estadual da Baía de Sepetiba
Fundo será financiado com recursos de contribuições, subvenções e auxílios dos Poderes Federal, Estadual e Municipal
Animado com Lady Gaga, comércio estima crescimento de 2% em vendas
Expectativa de lojistas supera vinda de Madonna no ano passado; buscas por voos para o Rio crescem 49% para o final de semana do show