Servidor público valorizado… nos países ricos

Os países mais desenvolvidos têm mais servidores públicos, sustentam as entidades que participam da campanha #ServiçoPúblico #ÉPublico #ÉpraTodos. Confira os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, o clube dos países mais ricos com visão econômica conservadora) que mostram o percentual de funcionários públicos no total de trabalhadores:

– Noruega: 30%

– Suécia: 29%

– Dinamarca: 28%

– Finlândia: 24%

– Lituânia: 23%

– França, Estônia e Hungria: 21%

– Letônia e Israel: 20%

A média da OCDE é de 18%. Até a Inglaterra (16%) e os Estados Unidos (15%) têm, proporcionalmente, mais servidores que o Brasil, onde apenas 12% dos trabalhadores estão nos serviços públicos.

Mas não é só quantidade. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), coletados entre 1995 e 2006, o índice médio de produtividade no serviço público era 46,6%, em média, maior do que na iniciativa privada. E a diferença estava crescendo, com 14,7% de aumento na produtividade do serviço público por ano, contra 13,5% no privado, no mesmo período.

 

Dão importância

“Apesar de muitos desafios, nossa nação concluiu um censo pela 24ª vez. Este ato é fundamental para nossa democracia e uma declaração de nosso crescimento e resiliência.” A frase é da secretária de Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo.

O U.S. Census Bureau anunciou que o Censo de 2020 mostra que a população residente dos EUA em 1º de abril de 2020 era de 331.449.281. Dez anos antes, eram 22.703.743 de residentes a menos.

 

Amigos do alheio

As pessoas precisam ficar atentas contra aproveitadores que usam até o sofrimento com o coronavírus para levar vantagem indevida. Espertinhos estão usando redes sociais para fazer vaquinha virtual falsa para pagamento de despesas funerárias.

 

Rápidas

A Associação Comercial do Rio (ACRJ) recebe nesta quarta-feira, às 11h, o embaixador Laudemar Aguiar para a palestra “Relações Brasil–Irã”, pelo Zoom:  *** Nesta quarta, Dia da Educação, o Laboratório Inteligência de Vida (LIV) realizará, às 18h, o webinário “Esperança nas escolas em tempos de incerteza”. Inscrições aqui *** Uma análise sobre a história da OAB/SP será tema no “Antonio Gonçalves Conversa”, que acontece nesta terça-feira, às 19h, com os ex-presidentes da entidade Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, Luis Flávio Borges D’Urso e Marcos da Costa. Transmissão pelo Facebook *** O diretor de cinema e roteirista Bruno Garotti fala sobre “Direção Audiovisual: das salas de cinema para o streaming”, nesta quinta, às 10h, em evento virtual da UVA, via Teams *** A partir de 1º de junho, David Murciano assume a vice-presidência de Finanças e Relações com Investidores do Grupo Carrefour Brasil.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Taxação sobre heranças reflete desigualdade

Apenas 0,5% da receita vem de impostos sobre bens deixados ou doados.

Leilão de celulares com lotes a partir de R$ 130

Aparelhos são seminovos e oriundos de assistências técnicas.

‘Inteligência’ (sic)

Massacres, ataques e outras tantas concepções que, nos últimos dias, insistem em agredi-la.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Aprovado projeto que asfixia o direito da minoria em sessões da Câmara

Mudanças começam a valer a partir desta quinta-feira.

Confiança da indústria está maior em maio

'Em meio à crise gerada pela pandemia, Estado tem que ser indutor do crescimento econômico', afirma presidente da CNI.

EUA: CPI teve variação acima do esperado

Foi o maior avanço mensal da leitura subjacente desde a década de 80 do século passado.

Latino-americanos viajam aos EUA em busca de imunização

Um anúncio de uma agência de viagens oferece promoções para que mexicanos viajem aos EUA a fim de receber a vacina contra a Covid-19....

Comportamento é misto na Europa nesta manhã

Nesta manhã, Paris opera em queda de 0,10%.