Sessão especial do BC marcará os 30 anos do Plano Real

128
Moeda Real

O Plano Real está completando 30 anos este ano. A entrada em circulação da moeda aconteceu em 1º de julho de 1994. O objetivo era de controle da inflação que, no acumulado em doze meses, chegou a 4.922% em junho de 1994. O real será um dos temas em debate da Conferência Anual do Banco Central de 15 a 17 de maio, em Brasília, que será aberta ao público. Serão apresentados 36 trabalhos acadêmicos selecionados em chamada pública.

O propósito da conferência é estimular o debate e a pesquisa nas áreas de macroeconomia, sustentabilidade, estabilidade financeira, economia bancária, intermediação e inovação financeira, regulação macroprudencial, economia internacional e finanças. O evento contará com acadêmicos de universidades brasileiras e estrangeiras, especialistas do setor público e privado, e representantes de bancos centrais e instituições multilaterais.

Nesta edição, a conferência tem o apoio do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Nos dois primeiros dias, haverá palestras magnas ministradas por Gianluca Violante (Princeton University) e Xavier Vives (IESE Business School), e sessões com apresentação de 36 trabalhos acadêmicos de instituições brasileiras e estrangeiras, que foram selecionados dentre um conjunto de 349 trabalhos submetidos numa chamada pública de artigos.

Neste ano, os assuntos das sessões serão: Macrofinanças; Sustentabilidade; Modelos Climáticos; Tecnologia e Regulação em Mercados de Pagamento e de Crédito; Macroeconomia Internacional; Risco e Competição no Setor Bancário; Inflação; Garantias de Crédito e Subsídios; Previsão; e Moeda Digital.

Espaço Publicitáriocnseg

O evento acontecerá no Edifício-Sede do Banco Central, em Brasília, de 15 a 17 de maio. O prazo para as inscrições vai até 5 de maio, mas as vagas são limitadas. Interessados em participar do evento devem seguir as orientações contidas no formulário on-lineopen_in_new (https://pesquisabcb.bcb.gov.br/confanualbcb). O período de inscrição é até 5 de maio. As vagas são limitadas.

No terceiro dia, com transmissão no YouTube, haverá uma sessão especial em comemoração aos 30 anos do Plano Real, com a presença dos ex-presidentes do BC do período 1994-1999: Gustavo Franco, Gustavo Loyola, Pedro Malan e Persio Arida. A sessão será moderada pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto. Haverá também uma homenagem ao ex-presidente do BC Carlos Langoni, falecido em 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui