Sete em cada 10 lojas virtuais são administradas apenas por uma pessoa. Apenas 27% das PMEs possuem de dois a cinco colaboradores. Os dados são do NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e o empreendedor brasileiro no ambiente digital, realizado pela Nuvemshop.
“Por mais um ano, vemos que a maioria dos empreendedores não tem funcionários e muitos ainda mantêm outras fontes de renda além do e-commerce. Apesar dos desafios, os pequenos e médios negócios são parte essencial da economia”, comenta Daniela Spinardi, diretora de Pequenas e Médias Empresas na Nuvemshop.
Ainda sobre o perfil desses negócios, 76% deles não possui loja física. Em relação aos produtos vendidos, 42% dos lojistas compram de fornecedores para revenda e outros 20% trabalham com o dropshipping, revendendo produtos nacionais ou internacionais. Além disso, 19,5% das lojas virtuais atuam somente com fabricação própria, enquanto mais de 13% fabrica e compra de fornecedores ao mesmo tempo.
Já sobre o perfil do pequeno e médio empreendedor do varejo online, a pesquisa indica que pouco mais da metade dos entrevistados (60%) têm até 39 anos de idade e 47% não têm filhos. Além disso, muitos jovens estão apostando neste formato: quase 17% dos entrevistados têm de 18 a 24 anos.
Sem contar que o varejo eletrônico nem sempre é a única renda da casa: cerca de 39% dos lojistas têm outro trabalho ou fonte de renda além da loja virtual. Em relação à escolaridade, o perfil é bastante diverso: 35% têm Ensino Superior completo; 32,5% estudaram até o Ensino Médio; e 11% realizaram uma Pós-graduação.
Ainda de acordo com outro levantamento realizado pela Nuvemshop, de 1º de janeiro a 4 de fevereiro de 2024, mais de 51 mil produtos relacionados ao Carnaval foram comercializados, um crescimento de 70% em relação ao mesmo período de 2023. Entre os produtos mais vendidos estão: bandanas, camisetas, fantasias e acessórios. Somente as fantasias tiveram um crescimento de 339% nas vendas e um faturamento estimado de mais de R$ 440 mil.
O levantamento da Nuvemshop também aponta que as PMEs venderam mais de 12 mil produtos cadastrados com o termo “Carnaval” em suas lojas virtuais, um volume 148% superior a 2023, quando comercializaram cerca de 5 mil. Além disso, houve um aumento nas vendas dos produtos registrados com as palavras “glitter” (23 mil itens/53%) e “lantejoula” (mais de 2 mil itens/170%).
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