Sete vantagens da terceirização contábil

As vantagens da terceirização contábil: redução de custos, foco no core business e conformidade legal garantida. Por Julio e Taís Baruchi.

156
Caderno de contabilidade
Caderno de contabilidade. Imagem: olia danilevich

A terceirização ainda não é uma prática fortemente aderida pelo mercado brasileiro. Contudo, muitas vantagens podem ser adquiridas pelas empresas que investem nessa ação, principalmente quando direcionada a seus serviços contábeis, trazendo uma maior segurança na saúde financeira corporativa e permitindo que os times direcionem esforços em planos mais estratégicos para alavancar a marca em seu segmento.

Em vez de centralizar essa responsabilidade internamente, a terceirização propõe o repasse da execução das obrigações fiscais e contábeis da empresa a um terceiro, de forma que este assuma o compromisso das entregas obrigatórias dentro do que é exigido legalmente.

Segundo um levantamento feito pela Grand View Research em 2020, essa prática chegou a levantar um volume de negócios aproximado de US$ 232,32 bilhões, com expectativa de que registre uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 8,5% até 2028. Porém, pouco ainda é compreendido sobre esses benefícios no Brasil, o que ressalta a importância de as empresas nacionais explorarem as oportunidades que podem conquistar através dessa prática.

Pensando nisso, confira sete vantagens principais que a terceirização contábil pode trazer para os empreendimentos:

Espaço Publicitáriocnseg
  • Ter o apoio de um time multidisciplinar: internalizar uma equipe direcionada a essa responsabilidade custa caro – não apenas financeiramente, mas também em capacitação e treinamento acerca da amplitude de conhecimentos necessária para este cumprimento. Porém, na terceirização, as empresas contarão com o apoio de profissionais qualificados e multidisciplinares para executar estes trabalhos de forma integrada em seu ERP, com a especialização legal e tecnológica necessárias para cumprir com essas obrigações.
  • Acompanhamento da legislação: as constantes atualizações da nossa legislação fazem com que a insegurança jurídica no Brasil ainda seja alta, o que também dificulta a prosperidade dos nossos empreendimentos. Todas as empresas precisam realizar um double check internamente para assegurar sua adequação legal diante deste alto volume de mudanças diárias, o que será facilitado através da terceirização, com o apoio de times capacitados que consigam se adequar frente às mudanças frequentes das obrigações acessórias.
  • Investimento elevado em softwares de apoio: empresas terceirizadas e especializadas em serviços contábeis investem fortemente em soluções robustas capazes de puxar estas atualizações da nossa legislação e cruzá-las com as informações corporativas, apontando erros a serem corrigidos e provendo uma execução segura dos trabalhos contábeis e fiscais. Essa ampla aplicabilidade permitirá que os negócios invistam em outras estratégias importantes para seu crescimento.
  • Foco no core business: ao delegar as atividades-meio a outros profissionais terceirizados, a equipe pode focar no core business do negócio e em atividades mais estratégicas para a conquista de resultados crescentes. Além disso, é claro, de evitar uma sobrecarga interna em responsabilidades complexas e que possam não ser da expertise das equipes.
  • Redução de custos: investir na terceirização não deve ser visto como um gasto, mas sim como uma oportunidade de otimização e, ainda, de redução de custos com pessoal, máquinas, equipamentos e locais. Afinal, além de não precisarem contratar profissionais especializados nesse serviço para compor sua equipe, não precisam gastar com treinamentos e itens que os habilitem para a execução de tais atividades. Assim, estas quantias podem ser direcionadas para outras finalidades internas.
  • Investimento contínuo em capacitação profissional: fora as atualizações legislatórias, mudanças nos layouts da Receita Federal também são comuns de ocorrerem e, sem profissionais capacitados para isso, torna-se muito mais difícil que as empresas acompanhem essas novidades e se adequem. As empresas terceirizadas irão investir continuamente no treinamento de seus times para esses cenários, compondo uma equipe com visões diferentes que consiga assegurar a conformidade do empreendimento e evitar problemas nas entregas acessórias.
  • Responsabilidade técnica: lidar com obrigações contábeis e fiscais é uma tremenda responsabilidade e, para trazer máxima segurança nesse aspecto, as terceirizadoras possuem responsabilidade técnica assegurada por auditorias periódicas de seus serviços. O prestador direcionado irá atuar com foco em qualidade e proteção nas informações direcionadas, com disponibilidade contínua no cumprimento do que for necessário.

A contabilidade empresarial é uma área demasiadamente ampla, a qual precisa de um time com especializações diferentes em prol de sua conformidade. Mas, ao invés de centralizar essas responsabilidades internamente e investir altas quantias na contratação e treinamento de profissionais aptos para tal, as terceirizadoras assumirão essa tarefa com máxima segurança e eficiência, permitindo que os empreendimentos direcionem seus esforços para outras atividades essenciais para seu destaque.

Existem prestadores de serviços prontos no mercado para atender as demandas de cada empresa conforme sua complexidade, tamanho e segmento de atuação. Então, basta escolher aquela que transmita a maior transparência possível em seus serviços, para que não haja mais preocupação no cumprimento dessas obrigações.

Taís Baruchi e Júlio Baruchi são sócios na ECOVIS® BSP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui