O segmento de alimentação é o que mais cresce no mercado de franquias. É o que aponta dados da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia). Segundo o levantamento, o setor cresce 14,2% ao ano. Ainda segundo o estudo, os brasileiros gastam, em média, 25% do salário com comida fora de casa. Seja por conta da vida corrida ou pela falta de tempo para cozinhar; as informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O sucesso das franquias de alimentos é tanto que, somente no primeiro semestre deste ano, esse mercado faturou R$ 21,5 bilhões, um avanço de 8,1% comparado ao mesmo período do ano passado, segundo informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF, apontou que o franchising brasileiro registrou um aumento de 11,4% no seu faturamento no terceiro trimestre deste ano. Segundo o levantamento, a receita total passou de R$ 56,256 bilhões para R$ 62,676 bilhões, comparado com o mesmo período de 2022.
O estudo ainda destaca que o segmento de saúde, beleza e bem-estar foi o segundo com o maior aumento durante o trimestre. O nicho obteve uma alta de 13,7% no faturamento em comparação com a mesma época do ano passado. No terceiro trimestre de 2022 a arrecadação total do setor foi de R$ 12,499 bilhões, já no 3° tri de 2023 esse valor foi para R$ 14,209 bilhões.
Conforme a ABF, o setor também registrou aumento na quantidade de redes e operações. Além disso, um dos destaques vai para os serviços de cuidados com as pessoas.