O mercado brasileiro de beleza e cuidados pessoais deve crescer em média 7,2% ao ano e chegar ao final de 2027 com faturamento na casa dos US$ 40 bilhões, segundo uma projeção realizada pela Redirection International. Atualmente o Brasil é o quarto maior mercado consumidor do mundo, movimentando US$ 26,9 bilhões em 2022, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal (Abihpec).
“O setor cresceu 30,5% em termos absolutos nos últimos cinco anos e é um dos maiores do mundo, atrás apenas dos EUA, China e Japão. De acordo com uma pesquisa da Offerwise, quase 70% de brasileiros dizem que usam produtos de beleza para se sentirem bem e 8 em cada 10 afirmam que pretendem manter ou aumentar suas compras neste ano”, destaca o economista Vinicius Oliveira, sócio da Redirection International e um dos responsáveis pelo estudo.
Outros fatores que impulsionam o setor são o envelhecimento da população, o aumento do consumo da classe média e uma maior conscientização dos consumidores sobre a higiene e os cuidados pessoais. O estudo aponta ainda que a inovação e a tecnologia no desenvolvimento de novos produtos e serviços, aliadas ao crescimento do varejo eletrônico e à forte influência das redes sociais no comportamento do consumidor também fomentam este mercado. Além disso, a crescente procura por produtos orgânicos e naturais tem incentivado a indústria a desenvolver produtos mais sustentáveis.
“Tendências como autocuidado masculino, o propósito de marca e o consumo de experiências também estão em alta. As pessoas buscam cada vez mais itens com boa relação custo-benefício e que combinem características premium de alto preço, como antienvelhecimento e hidratação, por exemplo, a um custo inferior ao premium, o conceito de masstige”, ressalta Vinicius Oliveira. “Com um público-alvo bastante amplo e diversificado, as perspectivas são bastante promissoras, mesmo com os impactos que o aumento do ICMS nos estados e da alíquota do IPI devem trazer ao setor ao longo do ano”, complementa.
A consolidação do mercado consumidor e a perspectiva de crescimento para os próximos anos também devem impulsionar as transações de fusões e aquisições envolvendo empresas brasileiras. Além das grandes marcas multinacionais que atuam no Brasil como Unilever, P&G e L’Oreal, o setor ainda está bastante fragmentado na maioria de verticais e segmentos, aponta o estudo.
Segundo Vinicius Oliveira, os principais players do mercado de beleza e cuidados pessoais do Brasil estão se concentrando em aquisições, que ajudam as companhias a diversificar suas ofertas, ampliar as redes de distribuição e aumentar a sua participação no mercado nacional.
O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e de cuidados pessoais do mundo, de acordo com um estudo do Euromonitor Internacional. Em paralelo a isso, um levantamento feito pela Abihpec, aponta que o mercado de estética cresceu 587% nos últimos cinco anos. Entre os serviços de destaque, está o de depilação, que lidera o ranking, seguido pelo designer de sobrancelhas, além de manicure e pedicure.
E para os brasileiros interessados em investir no setor, o formato de franquias promete ser um caminho mais seguro e assertivo, seja por oferecer um negócio que já foi testado e aprovado por uma grande rede, ou pelo direcionamento e suporte ao empreendedor. De acordo com a última pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento ficou em segundo no ranking dos setores de franquias que mais cresceram em 2023, caracterizando um crescimento de 17,5%.
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