Setor de franchising fatura mais de R$ 70,231 bilhões no terceiro trimestre

Dados são da ABF; Rio de Janeiro se torna o segundo maior estado no segmento

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Shopping center (Foto: Valter Campanato/ABr)
Shopping center (Foto: Valter Campanato/ABr)

A melhora de indicadores econômicos, como a alta do índice de confiança dos consumidores, do emprego e da massa salarial recorde, e a desaceleração da inflação (segundo dados da FGV) contribuíram para que o sistema de franquias registrasse um crescimento de 12,1% em sua receita no terceiro trimestre comparado a igual período do ano passado. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento passou de R$ 62,676 bilhões para no período. Em 12 meses, a variação foi de 14,4%, passando de R$ 231,584 bilhões para R$ 264,874 bilhões.

Entre outros fatores que também contribuíram para esse desempenho positivo estão o aumento das vendas no varejo, beneficiado, por exemplo, pelo Dia das Crianças; a alta de 1% do setor de serviços em setembro (segundo dados do IBGE) e da capacidade instalada da indústria, que atingiu seu melhor nível; e o crescimento mais disseminado nos diversos setores da economia, exemplificado no consumo de bens duráveis, tais como imóveis.

Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “tivemos mais um trimestre de forte resultado, sustentando a curva de crescimento do franchising com destaque para um consumidor mais aberto e confiante. Vários indicadores macroeconômicos concorreram para este cenário que agora se apresenta de forma mais disseminada. O consumo fortalecido tende a levar mais vigor as operações na ponta e o franchising tem condições de atender esse movimento com o aprimoramentos que adotou nos últimos anos em termos operações e de digitalização. Com isso, mantemos boas perspectivas tanto para o quarto trimestre, com Black Friday e Natal, como para o ano de forma geral”.

De acordo com o levantamento, quanto à abertura e ao fechamento de operações de associados ABF que responderam a pesquisa de desempenho, houve 4,8% mais operações de franquias inauguradas entre julho e setembro deste ano comparado aos mesmos meses de 2023, com um percentual de encerramento de 1,5%. O saldo positivo, portanto, foi de 3,2%. Os repasses tiveram pouca variação, com um índice de 1,1% frente a 0,9% no período pesquisado. Considerando a extrapolação de mercado, no terceiro trimestre houve um acréscimo de 4.162 operações, totalizando 195.508 franquias e demonstrando que o franchising segue expandindo no país.

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Já em relação aos empregos, o número de trabalhadores diretos do sistema de franquias chegou a cerca de 1,7 milhão de pessoas, passando de 1,645 milhão para 1,692 milhão no período analisado.

Apesar do desempenho consistente e robusto, o mercado de franquias continua a enfrentar desafios como a dificuldade na contratação e retenção de mão de obra, o elevado custo financeiro (que tende a crescer ainda mais com elevação do juro básico) e a necessidade constante de ajuste operacional frente a dinâmica do mercado e a evolução do comportamento do consumidor.

Nos meses de julho a setembro, como observado nos trimestres anteriores, a pesquisa da ABF revelou que todos os 12 segmentos listados pela entidade cresceram em relação a igual período de 2023. Entre os que registraram faturamento igual ou maior que 12,1% (desempenho do mercado total de franquias no período pesquisado), entretenimento e lazer se destacou em primeiro lugar, com receita 15,3% maior. O segmento foi beneficiado justamente pela melhora da conjuntura econômica, da demanda reprimida pela pandemia, estimulando a busca dos consumidores por lazer e turismo.

Alimentação/food service ficou em segundo lugar, com alta de 14% no faturamento. Fatores como o aumento da frequência do trabalho presencial nas empresas, a abertura de lojas, o crescente movimento nos shoppings, com a oferta de mais serviços, além da manutenção do delivery justificam esse crescimento.

O terceiro melhor desempenho ficou com limpeza e conservação, com receita 13% maior. Além de ser favorecido também, como os demais, pela melhora dos indicadores econômicos, o segmento refletiu, ainda, a alta registrada no setor de Serviços e o bom desempenho dos serviços de lavanderia. Na sequência, se destacaram também hotelaria e turismo, e saúde, beleza e bem-estar, ambos com faturamento 12,7% maior em relação ao terceiro trimestre do ano passado; educação (12,6%); comunicação, informática e eletrônicos (12,4%), e serviços e outros negócios (12,3%).

A pesquisa referente ao período de julho a setembro de 2024 envolveu uma base amostral com 400 redes respondentes que representam aproximadamente 40% do faturamento e 31% das operações de franquias.

Ainda segundo a entidade, em outra pesquisa, o mercado de franquias no Rio de Janeiro não para de crescer. No primeiro semestre de 2024, o setor registrou um aumento expressivo de 13,2%, com faturamento alcançando R$ 11,7 bilhões. Além disso, houve uma expansão de 7,8% no número de unidades e 7,6% no número de redes de franquias no estado.

Responsável por quase 10% de todo o resultado do franchising brasileiro, o Rio de Janeiro consolidou-se como o segundo maior mercado do setor no país. O estado concentra 9,48% de todas as unidades franqueadas em operação, segundo o último levantamento da ABF, que aponta um total de 193.151 unidades franqueadas no Brasil até julho de 2024.

Além do cenário promissor, o Rio oferece uma série de vantagens competitivas para quem deseja investir no setor. O estado combina alta densidade populacional, tradição em turismo e lazer, e um mercado consumidor em busca de inovação e qualidade.

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