Setor de produtos de limpeza cresce 10,9% no 1º semestre

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Produtos de limpeza (Foto: arquivo)
Produtos de limpeza (Foto: arquivo)

Levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso de Doméstico e de Uso Profissional (Abipla), entidade que representa o setor, confirma recuperação na produção física. Deflação setorial é um dos motivos para a alta. o bom momento reflete no número de empregos do setor. Com 93 mil trabalhadores formais diretos, os fabricantes de produtos de limpeza estão com saldo positivo de contratações em 2024

O setor de produtos de limpeza fechou o 1º semestre de 2024 com alta de 10,9% na produção física, de acordo com dados apurados pela Abipla, com base nas informações da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. O índice é superior ao crescimento geral da indústria no ano, que evoluiu 2,6% na comparação com os seis primeiros meses de 2023.

“Há alguns fatores que contribuem para esse crescimento, como a chegada de novos produtos ao mercado, fruto do constante investimento em Pesquisa e Desenvolvimento por parte da indústria, e a queda no desemprego, em um nível macroeconômico. Mas acredito que o principal impulso para a alta seja a estabilização de preços de insumos e energia para os fabricantes, que conseguiram repassar a redução dos custos industriais ao consumidor”, analisa Paulo Engler, diretor-executivo da Abipla.

Conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a inflação dos produtos de limpeza fechou o 1º semestre negativa em -1,44%, o que significa que os preços dos produtos nas prateleiras estão mais baixos do que no ano passado. No acumulado de 12 meses, a queda de preços foi ainda maior, com retração de 3,39%. Para efeito de comparação, no semestre, a inflação nacional pelo mesmo índice foi de 2,68% e, nos 12 meses, de 3,7%.

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“Nossos produtos são muito sensíveis a preços e, especialmente em 2021 e 2022, a indústria de produtos de limpeza enfrentou altas expressivas nos custos de energia e combustíveis, além da instabilidade no fornecimento de insumos. Isso acelerou a inflação setorial. Com a estabilização da cadeia produtiva, a indústria teve a oportunidade de repassar a redução de custos ao consumidor”, diz o diretor-executivo da Abipla.

Confiança positiva

Os resultados estão em linha com os dados apurados na edição de julho do ICEI Setorial – Índice de Confiança do Empresário Industrial, que apontam que a confiança do empreendedor do ramo de “Perfumaria, limpeza e higiene pessoal” está em 52,6 – índices acima de 50 indicam confiança e, abaixo, sugerem pessimismo. A confiança geral da indústria está em 50,1.

Além disso, o bom momento reflete no número de empregos do setor. Com 93 mil trabalhadores formais diretos, os fabricantes de produtos de limpeza estão com saldo positivo de contratações em 2024, lembrando que o setor se manteve com alta nos índices de empregos mesmo nos períodos críticos da pandemia.

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