Setor de seguros passa bem pela Covid

No primeiro semestre houve estabilidade, mas consultor prevê algum recuo até o final do ano.

Em termos de crescimento de receita de prêmios, o setor de seguros (excluído o de saúde, cujos dados são divulgados com alguma defasagem pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS) ficou praticamente estável no primeiro semestre. “Diante das circunstâncias, podemos considerar tal fato como notável”, afirma o consultor Francisco Galiza, da Rating de Seguros.

Esse comportamento, porém, foi assimétrico. Quem perdeu mais foram os segmentos de automóvel e de previdência, com queda de 5% a 10% com relação ao mesmo período do ano anterior, dependendo da empresa e da região. Quem se mostrou mais favorável foram alguns ramos de seguros específicos, como seguro rural. Em seguros de pessoas, na média, podemos dizer que ficou no zero a zero”, analisa.

A rentabilidade das seguradoras, que vinha se recuperando depois da crise de 2016, deve sofre revés em 2020. “É muito provável ter alguma forma de recuo no lucro nesse exercício, quando comparado ao ano anterior”, projeta Galiza.

 

Energia nuclear é verde

O “Stand Up For Nuclear” é um movimento mundial que surgiu a partir de grupos ambientalistas internacionais que enxergam a energia nuclear como resposta às mudanças climáticas e fator essencial no desenvolvimento sustentável.

Este ano não haverá uma data única, mas uma “temporada” em setembro. Cada país/cidade terá seu próprio dia, sempre online. No Brasil, a data dedicada é dia 26. Nosso país participa pela primeira vez dessa iniciativa, através de um convite. Existe um esforço de envolver a América Latina e por isso temos também México estreando e Argentina pelo segundo ano seguido.

As atividades brasileiras contarão com diversas entidades, como a Associação Brasileira Para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan). Será fundamentada na conscientização de conceitos básicos com os quais a maioria da população ainda não é familiarizada.

Profissionais de educação e estudantes interessados em conhecer um pouco mais podem participar do curso gratuito “Tecnologia nuclear sem mistérios”, sobre a aplicação em fins pacíficos, em especial em uso medicinal, na agricultura e geração de energia elétrica. Wagner Victer, ex-secretário de Energia e também de Educação do Rio de Janeiro será um dos palestrantes. Inscrições aqui.

 

Complicado

O regime de tributação Simples pode não ser de tão fácil aplicação, dependendo do negócio. “Para muitas atividades, a simplificação nos processos de apuração e recolhimento dos tributos é grande. Mas para alguns produtos e operações, o Simples pode ser bastante complicado. Por exemplo, quando se trata de produtos sujeitos a tratamentos fiscais específicos, como a substituição tributária”, diz o professor do curso online gratuito “Simples Nacional”, da Fecap, Tiago Nascimento Borges Slavov.

O curso tem duração total de 4 horas/aula, com direito a certificado de conclusão. Inscrições aqui.

 

Fora da pauta

Se existe alguém inimputável para a imprensa brasileira, esse alguém se chama Joseph Safra. Nenhum jornalão ou TV sequer mencionou que a delação de Dario Messer contém um capítulo inteiramente dedicado ao Banco Safra.

 

Rápidas

Nesta quinta-feira, às 19h, o Coletivo A Liga, promove uma conversa virtual sobre os impasses para a atividade teatral advindos da crise provocada pela Covid-19 e sua retomada. E na sexta, mesmo horário, recebe o ator Mateus Solano num bate papo sobre meio ambiente. No Instagram @aligario2020 ** As inscrições para o Programa Trainee do Itaú Unibanco vão até 21 de setembro aqui *** A Associação Nacional de Desembargadores (Andes) realizará nesta sexta-feira, às 17h, o webinar “Atuação da Justiça do Trabalho durante a Pandemia: Eficiência e Tutela Jurisdicional”, com a participação do ministro do TST Evandro Valadão e desembargadores *** Também na sexta, Bernardinho fala sobre “Esporte e Mundo Corporativo”, às 17h, no canal do YouTube do Bosisio Advogados *** O professor Sérgio Monteiro criou o projeto “Missão Enem” que disponibiliza gratuitamente, no seu canal no YouTube (DoMonteiro), 46 aulas de Português e Literatura com todo o conteúdo das provas do Enem.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Moeda chinesa na mira dos bancos centrais

Participação como reserva internacional ainda é baixa… por enquanto.

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Consumo nos setores de turismo e diversão cresce em junho no Rio

O consumo das classes C e D no Brasil recuou 5% em junho, depois de ter subido 8% em maio, de acordo com a...

População de países emergentes fica ainda mais pobre

Perda de renda foi 2x maior que nas nações ricas.

Pagamento indevidos: TCU encontra 11% de inconsistências no INSS

‘Falhas afetam a confiabilidade do banco de dados’ de benefícios previdenciários.

Investimentos de brasileiros em paraíso fiscal ultrapassam US$ 558 bi

Os ativos foram realizados principalmente em paraísos fiscais.

Moeda chinesa na mira dos bancos centrais

Participação como reserva internacional ainda é baixa… por enquanto.