A Pesquisa Mensal da Confederação Nacional de Serviços (CNS) apurou que, em maio, o setor foi responsável por 57% dos empregos formais no país. De acordo com o documento, o Brasil alcançou 55,6 milhões de empregos formais em maio de 2025, com 31,686 milhões no setor de serviços. Serviços privados não financeiros representaram 49,7% dos empregos no setor de serviços, com 15,750 milhões de postos. E segmentos como serviços prestados às empresas e às famílias lideraram a criação de vagas.
Quanto à remuneração, o setor de serviços pagou salários médios de R$ 4.153,78 no primeiro trimestre de 2025, 14,9% superiores à média da economia. Os maiores salários foram pagos no setor extrativo mineral, seguido pelos serviços. Já o faturamento do setor de serviços cresceu 7,5% no acumulado de 2025 até março, com aumento real de 9,1%.
No Nordeste o estudo apurou crescimento positivo em quase todos os estados, com destaque para Sergipe (7,4%) e Paraíba (6,3%). No Norte constatram-se quedas em alguns estados, como Roraima (-4,2%) e Acre (-2,9%), mas Tocantins teve crescimento de 12,8%. Já no Sudeste houve crescimento em São Paulo (3,4%) e Rio de Janeiro (2,6%).
“A comparação anual do setor de serviços, com um crescimento de 3,6%, reforça o papel das franquias como motor de expansão econômica, especialmente em segmentos com forte presença regional e recorrência de consumo. O dado mensal 0,1% valida a estratégia de escalar operações enxutas e tecnológicas em áreas de alto fluxo. Mesmo com um cenário macroeconômico desafiador, o setor de franquias tem mostrado resiliência graças à digitalização, ao modelo de baixo custo fixo e à demanda por soluções práticas. No segundo semestre, a prioridade será ampliar capilaridade e eficiência, com atenção à gestão de performance e suporte ao franqueado”, diz o especialista Isaelson Oliveira, CEO do Grupo Hi.
Já para Roberto Jalonetsky, CEO da Speedo Multisport, “o crescimento anual de 3,6% no setor de serviços reflete a retomada do consumo em áreas como lazer, esporte e bem-estar, ainda que em ritmo moderado. Para marcas com presença no varejo físico e digital, o resultado indica um consumidor mais seletivo, mas disposto a investir em saúde e qualidade de vida. O ambiente macroeconômico ainda impõe desafios, como juros altos e pressão nos custos logísticos, o que exige planejamento de estoques, ações promocionais estratégicas e investimento contínuo em canais digitais. No segundo semestre, o foco estará em reforçar a conexão com o consumidor final e ampliar o portfólio voltado ao esporte acessível. As PMEs do setor esportivo também desempenham papel relevante na cadeia, impulsionando vendas regionais e expandindo o alcance da marca.”
Leia também:
-
Turismo internacional no Brasil bate recorde com 7,8 milhões de visitantes em 2025
Com alta de 42,2% nas chegadas de turistas internacionais até outubro, o Brasil alcançou 7,68 milhões de visitantes e prevê 9 milhões em 2025
-
Mortes em território Yanomami caem 27,6% desde declaração de emergência em saúde
Mortes na Terra Yanomami caem 27,6% desde 2023, com avanços em saúde, vacinação e combate à desnutrição e malária.
-
Chefes do CV são transferidos para presídios federais em operação de segurança máxima
Sete chefes do Comando Vermelho são transferidos de Bangu 1 para presídios federais em operação de segurança máxima no Rio.
-
Governo avalia busca ativa de aposentados com descontos indevidos no INSS
Governo avalia busca ativa de aposentados com descontos indevidos no INSS; mais de 3,7 milhões já foram ressarcidos.
-
Metade da Amazônia Legal está em áreas protegidas
IBGE aponta que 46,6% da Amazônia Legal é área protegida, mas com as piores condições de moradia do país.
-
I Cúpula das Vozes Quilombolas pelo Clima
A realização da I Cúpula das Vozes Quilombolas pelo Clima: Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (15), responde à urgência de colocar os povos quilombolas no centro da agenda climática brasileira e internacional. A iniciativa é fruto da parceria entre a Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj) e a […]




















