Um funcionário demonstra um aparelho VR com base em rede 5G em uma barraca da gigante de telecomunicações China Mobile durante a 22ª Feira de Hi-Tech da China em Shenzhen, na Província de Guangdong, sul da China, em 12 de novembro de 2020. (Xinhua/Mao Siqian)
Beijing, 2 fev (Xinhua) — O setor de telecomunicações da China registrou rápido crescimento na receita de negócios no ano passado, em meio aos esforços do país para acelerar a aplicação de novas infraestruturas de tecnologia da informação (TI), como a rede 5G.
A receita combinada de negócios no setor de telecomunicações aumentou 8% ano a ano, para 1,47 trilhão de yuans (cerca de US$ 232,43 bilhões) em 2021, com a taxa de crescimento subindo 4,1 pontos percentuais a partir de 2020, de acordo com o Ministério de Indústria e Informatização.
“Novos serviços digitais para as empresas como computação em nuvem, big data e centros de dados surgiram como a maior força impulsionando o aumento da receita de negócios desse setor”, disse o ministério.
A receita desses serviços digitais saltou 27,8% em 2021 ante o ano anterior e contribuiu com cerca de 44,5% do crescimento da receita da indústria de telecomunicações.
A receita das empresas de telecomunicações dos negócios de telefonia fixa, dados e internet manteve crescimento estável em 2021, representando 61,5% do total.
O desempenho estelar do setor de telecomunicações veio em meio ao rápido desenvolvimento das redes chinesas de 5G e de fibra óptica gigabit.
Até o final de 2021, a China construiu e colocou em operação cerca de 1,43 milhão de estações base 5G, representando mais de 60% do total do mundo e constituindo a maior rede 5G globalmente.
Mais de 300 cidades na China iniciaram a construção de redes de fibra óptica gigabit, com o investimento em acesso à banda larga na internet subindo 40% em 2021 em relação ao ano anterior, disse o ministério. Fim
Leia também:
China continuará facilitando desenvolvimento das empresas de internet