Setor fotovoltaico chinês marcha para território offshore

94
Esta foto aérea tirada em 18 de julho de 2022 mostra uma usina fotovoltaica em Tianjin, norte da China. (Xinhua/Sun Fanyue)
Xinhua - Silk Road

Haikou, 8 ago (Xinhua) — Em uma vasta salina na cidade de Yinggehai, localizada no Condado Autônomo Li de Ledong, na Província de Hainan, no sul da China, uma enorme matriz de 434.000 painéis fotovoltaicos (PV) gera um suprimento contínuo de energia limpa.

Esta é a maior base centralizada de PV em Hainan. A instalação recentemente concluída pode gerar cerca de 720 milhões de quilowatt-horas de energia limpa anualmente, economizando 288.000 toneladas de carvão padrão e reduzindo as emissões de carbono em 715.000 toneladas por ano.

“A área da salina é muito rica em recursos de energia solar, e a evaporação média anual é duas vezes maior do que a precipitação, o que tem um valor significativo para o desenvolvimento de PV”, disse Wang Jiaping, gerente de projeto da Hainan Holdings Energy Co., Ltd.

Wang também observou os desafios de construir uma usina de energia PV em uma salina. A camada de lodo atinge de 7 a 8 metros, necessitando de uma gestão de construção de precisão para garantir que cada erro de estaca de tubo permaneça dentro de dois centímetros. Os técnicos usaram posicionamento por satélite e medições com drones para enfrentar mais de 60 tecnologias chave, como operações na água e inspeção inteligente.

Espaço Publicitáriocnseg

A linha costeira continental da China se estende por cerca de 18.000 quilômetros, oferecendo um vasto potencial para o desenvolvimento de PV marinho. Especialistas acreditam que o PV offshore tem inúmeras vantagens sobre o PV terrestre tradicional.

“A geração de energia PV consome muitos recursos de espaço terrestre, e a terra disponível para desenvolvimento de PV é limitada”, disse Cui Lin, secretário-geral adjunto do Comitê Especial de Sistemas Fotovoltaicos Offshore da Associação da Indústria Fotovoltaica da China. “O PV offshore, no entanto, oferece um espaço de implantação mais amplo para aplicações em maior escala.”

Os módulos PV offshore, posicionados próximos ou parcialmente imersos na água do mar, também se beneficiam de resfriamento e dissipação de calor aprimorados, melhorando a eficiência da geração de energia, acrescentou Cui.

Enquanto isso, outras áreas costeiras na China também estão adotando projetos de PV offshore. Na Província de Fujian, no leste da China, mais de 30.000 estacas de painéis PV foram instaladas na água do mar para o primeiro projeto de PV offshore da região. Uma vez concluído, ele gerará uma média de 300 milhões de quilowatt-horas de eletricidade limpa anualmente, economizando 90.200 toneladas de carvão padrão por ano.

Outro projeto de PV offshore está atualmente em andamento em Lianyungang, na Província de Jiangsu, no leste da China. O projeto de demonstração de 2 milhões de kW da China National Nuclear Corporation integra PV e energia nuclear, o que pode reduzir efetivamente o impacto negativo no ecossistema marinho e fornecer mais energia limpa para as cidades vizinhas.

Ao largo da costa de Haiyang, na Província de Shandong, no leste da China, o primeiro projeto de demonstração de PV offshore fixo baseado em estacas do país está operando sem problemas em águas com uma profundidade média de 7 metros. Essas usinas de energia PV offshore são montadas em terra antes de serem transportadas para o mar e instaladas debaixo d’água, exigindo maior eficiência para reduzir custos e componentes fortes e resistentes a rachaduras.

À medida que a China expande sua infraestrutura de energia renovável, projetos como esses estão estabelecendo novos padrões para a produção de energia limpa. Essas iniciativas, que se concentram na inovação, eficiência e proteção ambiental, são passos cruciais em direção a um futuro mais sustentável e seguro em termos de energia.

Em setembro de 2023, a Administração Nacional de Energia propôs apoiar projetos pilotos de PV offshore em áreas com recursos de energia solar favoráveis e condições de construção adequadas, como salinas.

A China também incentiva a integração de fotovoltaicos com outras indústrias. Um livro branco lançado no mês passado promoveu o co-desenvolvimento de projetos de PV e aquicultura marinha.

No futuro, o PV offshore pode ser integrado com energia eólica offshore, piscicultura marinha, dessalinização de água do mar e produção de hidrogênio offshore, compartilhando espaço e instalações para alcançar um desenvolvimento em larga escala de energia limpa offshore, disse Cui.

Apesar dos avanços, persistem problemas tecnológicos. Medidas anticorrosão e a prevenção da fixação de organismos marinhos nos equipamentos são desafios significativos, disse Cui.

“Além disso, a operação e manutenção inteligente após a implantação em larga escala offshore é um gargalo técnico, já que as instalações offshore não podem ser facilmente desmontadas e substituídas como em terra”, acrescentou.

Especialistas pedem que as empresas invistam em pesquisa e desenvolvimento, promovam a inovação tecnológica e aumentem a competitividade da indústria de PV offshore. Fim

Leia também:

Feira de comércio de serviços na China oferece oportunidades para empresas globais
Cinturão e Rota
Feira de comércio de serviços na China oferece oportunidades para empresas globais

Beijing, 13 setembro (Xinhua) — De olho no enorme mercado da China, as empresas globais estão participando de uma grande feira de serviços em Beijing para explorar oportunidades de negócios na segunda maior economia do mundo. Mais de 450 empresas da Fortune 500 líderes em seus respectivos setores, bem como 85 países e organizações internacionais, […]

Exposição de comércio digital no leste da China será totalmente alimentada por eletricidade verde
Cinturão e Rota
Exposição de comércio digital no leste da China será totalmente alimentada por eletricidade verde

Hangzhou, 13 setembro (Xinhua) — A terceira Exposição Global de Comércio Digital, programada para ser realizada de 25 a 29 de setembro em Hangzhou, capital da Província de Zhejiang, no leste da China, será alimentada inteiramente por eletricidade verde. O local da exposição, o Grande Centro de Convenções e Exposições de Hangzhou, concluiu a compra […]

China promoverá a abertura institucional do comércio de serviços
Cinturão e Rota
China promoverá a abertura institucional do comércio de serviços

Beijing, 12 setembro (Xinhua) — O Ministério do Comércio da China disse nesta quinta-feira que a pasta promoverá a abertura institucional do comércio de serviços. He Yongqian, porta-voz do ministério, fez as declarações em uma entrevista coletiva regular, observando que a pasta facilitará o fluxo transfronteiriço de recursos, como talentos, capital, tecnologia e dados, avançará […]

Mercado acionário da parte continental da China registra recordes na recompra de ações nos primeiros oito meses
Cinturão e Rota
Mercado acionário da parte continental da China registra recordes na recompra de ações nos primeiros oito meses

Beijing, 12 setembro (Xinhua) — As recompras de ações pelas empresas listadas no mercado acionário da parte continental da China atingiram um recorde nos primeiros oito meses deste ano, mostraram dados da Comissão Reguladora de Valores da China. As recompras de ações são uma ferramenta importante para as empresas listadas manterem o valor corporativo, recompensarem […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui