Sexto semestre de alta no setor de serviços chama atenção

162
Salão de cabeleireiro (Foto: Fernando Frazão/ABr)
Salão de cabeleireiro (Foto: Fernando Frazão/ABr)

Comentário – O PIB avançou 0,5% no último trimestre de 2021, acima das nossas expectativas e da mediana do mercado, ambas em 0,1%. No ano fechado, a atividade econômica cresceu 4,6%, em linha com nossas expectativas (4,6%) e com o mercado (4,5%). No YoY, crescimento de 1,6% (vs. 1,4% Modal e 1,1% mercado).

No lado da oferta, surpresa positiva para o crescimento de 5,8% da agropecuária, que voltou a crescer após queda acumulada de 10% nos últimos dois trimestres.

O setor de serviços registrou o sexto trimestre seguido de alta, agora de 0,5%. Sua composição, contudo, chama atenção. Por um lado, comércio caiu 2% e atividades imobiliárias 0,4% e atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados ficaram estáveis (0%). Por outro, transporte, armazenagem e correio, informação e comunicação, outras atividades de serviços e administração, saúde e educação públicas e seguridade social cresceram 2,6%, 3,4%, 2,1% e 1,0%, respectivamente.

Por último, a Indústria foi a surpresa negativa ao cair 1,2% resultante das quedas em Indústria extrativa (-2,4%), Indústrias de transformação (-2,5%) e Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (-0,2%) e da alta em Construção (1,5%).

Espaço Publicitáriocnseg

Pelo lado da demanda, a principal surpresa frente às nossas expectativas foi o crescimento de 0,7% na despesa de consumo das famílias. As aberturas de despesa de consumo da administração pública, formação bruta de capital fixo e importação de bens e serviços cresceram 0,8%, 0,4% e 0,5%, respectivamente. Por outro lado, a exportação de bens e serviços caíram 2,4% no trimestre.

Assim, podemos associar o crescimento do consumo das famílias no trimestre à retomada da demanda por serviços às famílias e transportes, frente à queda do consumo varejista do comércio. Ainda, a queda nas exportações associa-se à queda na indústria extrativa e os problemas nas cadeias globais de produção se refletem na queda da indústria de transformação.

Após dois trimestres com leituras negativas, o PIB voltou a crescer, principalmente devido ao rebote parcial da agropecuária. No ano, a indústria e os serviços cresceram fortemente quando comparado a queda no ano anterior provocada pela pandemia. Para 2022, esperamos crescimento do PIB em 0,5%, acima do carrego de 0,3%.

.

Felipe Sichel

Estrategista-chefe do Banco Digital Modalmais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui