Sextou Paquetá!

Campanha do Polo Paquetá Cultura e Turismo prevê descontos na ilha nas sextas-feiras de agosto.

Se você já conhece Paquetá, está na hora de programar uma nova visita à ilha, que está se reerguendo após a pandemia com suas diversas opções de hospedagem e lazer; se você ainda não conhece, agora não tem desculpa para adiar o passeio. O Polo Paquetá Cultura e Turismo, formado por empreendedores locais, arregaçou as mangas para colocar no ar a campanha Sextou Paquetá!, de incentivo ao turismo, principal atividade econômica do charmoso bairro carioca, com  atrações culturais, de lazer e promoções especiais às sextas-feiras durante o mês de agosto.

O projeto, que reúne uma série de negócios na ilha, visa atrair os visitantes especialmente às sextas-feiras, mas há atrações e descontos que vão de quinta a domingo. O foco da campanha é principalmente o público da terceira idade e pessoas com flexibilidade de horário e ocupação remota, que podem aproveitar o local fora dos finais de semana, quando o movimento é maior, aliando trabalho e diversão. Mas todos os públicos são bem-vindos, claro, e a ideia é que a iniciativa sirva para incrementar o turismo de forma geral, com atrações para todas as idades e todos os gostos.

O Museu de Comunicação e Costumes, por exemplo, instalado na casa onde morou José Bonifácio, será aberto ao público pela primeira vez nas sextas de agosto, dentro da programação Sextou Paquetá. As visitas guiadas serão gratuitas, às 9h, 10h30 e 12h. Uma oportunidade única de conhecer o imóvel histórico e o rico acervo reunido no local. Outro centro cultural que abrirá ao público durante a campanha é a tradicional Casa de Artes. No local, é possível mergulhar no passado da ilha com a exposição gratuita “A história de Paquetá”, conferir a instalação do artista plástico Valter Lano e ainda saborear as delícias do Arte & Gula Café, que funciona no jardim da casa e oferecerá 10% de desconto em seu cardápio em todas as sextas-feiras do mês de agosto.

Por falar em cardápio, o clássico Zeca’s também oferecerá, às sextas, desconto de 10% nos pratos e uma novidade para aquecer as noites de inverno: o fondue. E para alimentar a alma, toda sexta a casa receberá o evento “O som da poesia”, apresentações gratuitas de piano do músico Jorge Roberto Martins, paquetaense reconhecido por seu trabalho como jornalista, crítico musical, pianista, ex presidente do MIS (Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro), produtor e apresentador na Rádio MEC dos programas “O Som da Poesia” e “Sala de Música”, dedicados à música popular brasileira.

Para quem quiser curtir o programa sem precisar pegar a última barca de volta para o continente, vale o pernoite. No ramo de hospedagem não faltam opções, entre casas de temporada, hotéis e pousadas como Hotel Lido e Acordes ao Luar, até acomodações ao estilo Cama & Café, como o Solar dos Limoeiros e a Casa Flor, todos com condições especiais durante a campanha. Afinal, nada melhor do que acordar com o canto dos pássaros para entrar verdadeiramente no ritmo da Pérola da Guanabara.

Além das atrações acima, espaços como o Ateliê Piloto, de artes plásticas e fotografia, a CasaVó, belíssima residência que abriga exposições de artes visuais e eventos culturais, a loja de produtos artesanais Empório Caseiro Paquetá, que além de descontos terá programação cultural no primeiro fim de semana da campanha, e a feira de artesanato Obras à mão, que reúne artesãos locais na praça Bom Jesus, também participam do Sextou Paquetá! com atividades e promoções exclusivas durante o mês de agosto. Bares e restaurantes como Ilha do Sol, Tia Leleta, Casa de Noca e Pastelaria Gourmet do Lido completam as opções gastronômicas com promoções e descontos saborosos.

Se faltavam motivos para conhecer ou revisitar este bairro acolhedor a apenas uma hora do centro do Rio, não faltam mais. Depois de ver os visitantes sumirem em função da pandemia, Paquetá segue viva e se reinventando, sem perder a essência simples e bucólica. Prestigiar esse pedacinho encantado do Rio de Janeiro, com suas ruas de saibro por onde circulam apenas bicicletas e carrinhos elétricos, seu casario eclético, suas praias, parques e praças emoldurados pela exuberante Baía da Guanabara e suas atrações históricas e culturais é, ao mesmo tempo, um dever e um privilégio de todos os cariocas e turistas que amam a cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Rio pode ter fomento de áreas produtoras de petróleo

Norma estabelece que o governo do estado desenvolva políticas de apoio e parceria.

Prefeitura reassume controle dos sistemas de rede de datacenter

Sistema sofreu um ataque hacker na madrugada de segunda.

Site da Prefeitura do Rio ainda não foi normalizado

Portal Carioca Digital também está fora do ar.

Últimas Notícias

Vale testa caminhões de 72 toneladas 100% elétricos

Veículos serão usados nas operações da mineradora em Minas Gerais e da Indonésia

Xangai quer estimular mais o consumo

Será a primeira emissão de cupons eletrônicos para estimular o consumo

Pequenos incidentes cibernéticos podem iniciar grandes problemas

Alerta é do coordenador do Grupo Consultivo de Cibersegurança da Anbima

Rio Grande do Sul publica edital de concessão do Cais Mauá

Prevê revitalizar um dos principais patrimônios da cidade por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP)

Rio pode ter fomento de áreas produtoras de petróleo

Norma estabelece que o governo do estado desenvolva políticas de apoio e parceria.