

Beijing, 24 abril (Xinhua) — O processo de construção do centro financeiro internacional de Shanghai está progredindo de forma sólida e apresenta conquistas notáveis, particularmente por meio de reformas pioneiras em serviços financeiros transfronteiriços, informou um funcionário do banco central nesta quarta-feira.
Esses esforços geraram um conjunto de “experiências de Shanghai” replicáveis que podem ser aplicadas em outros lugares, disse Lu Lei, vice-presidente do Banco Popular da China, em uma coletiva de imprensa.
Em 2024, os recibos e pagamentos transfronteiriços em RMB de Shanghai totalizaram 29,8 trilhões de yuans (cerca de 4,1 trilhões de dólares americanos), um aumento anual de 30%, representando 47% do total nacional.
Lu também observou que a China implementará 18 medidas importantes para facilitar ainda mais os serviços financeiros transfronteiriços em Shanghai.
Essas medidas incluem a melhoria na eficiência das liquidações transfronteiriças, a otimização da cobertura de riscos cambiais e o fortalecimento dos serviços de financiamento, segundo o mais recente plano de ação para facilitar ainda mais os serviços financeiros transfronteiriços em Shanghai, aproveitando seu papel como um centro financeiro internacional.
O plano de ação aumentará a facilitação da gestão de ativos globais e apoiará as empresas-piloto elegíveis de Parceria Limitada Nacional Qualificada a melhorar razoavelmente a eficiência da utilização de fundos sob a conformidade regulamentar, permitindo que elas invistam em produtos de gestão de caixa de curto prazo na China, incluindo fundos monetários de baixo risco, produtos de gestão de caixa e depósitos a prazo, bem como a subscrição de determinados produtos de gestão de caixa no exterior.
O plano também incentivará as instituições financeiras a aprimorar sua capacidade de fornecer serviços digitais e as apoiará na melhoria dos serviços para que as empresas se expandam para o exterior, aproveitando tecnologias como blockchain.
Serão feitos esforços para aprimorar a funcionalidade e a cobertura global do Sistema de Pagamento Interbancário Transfronteiriço e incentivar mais bancos a participarem do sistema, de acordo com o plano de ação. Fim
Leia também:
-
Indicadores mostram vitalidade da economia da China em 2025
Divulgados nesta sexta-feira, indicadores mostram economia da China forte na indústria, varejo e nos novos motores de desenvolvimento.
-
China se torna o maior parceiro comercial dos países do Golfo
Comércio da China com países do Golfo (Oriente Médio) supera EUA, Reino Unido e União Europeia somados.
-
Desde o 1º Plano Quinquenal, PIB da China cresceu 223 vezes
Relatório de think tanks destaca desenvolvimento no 15º Plano Quinquenal; PIB per capita aumentou 89 vezes de 1952 a 2023.
-
China pretende expandir alcance e fortalecer ‘soft power’
Documento para o 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico e Social propõe mais cooperação e intercâmbio cultural.
-
Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China
Leia na íntegra o Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China, divulgado nesta quinta-feira.
-
Economia da China cresce 5,2% nos 3 primeiros trimestres de 2025
Resultado no terceiro trimestre foi de alta de 4,8%, inferior aos 5,2% do segundo trimestre, mas mostra expansão estável.



















