Jerez Brasil 2025: atrações no Rio

Evento anual acontece pela primeira vez no Rio de Janeiro

374
Sherry Week (foto: divulgação)

O Rio de Janeiro recebe pela primeira vez a Feira de Jerez, que já acontece em São Paulo há três anos e que, no caso da capital paulista,  envolve não apenas a feira, mas uma série de eventos, tendo como elemento central o personalíssimo vinho fortificado da Andaluzia, sul da Espanha. Apesar de coincidir com o período da campanha internacional promovida pelo Consejo Regulador de Jerez-Xérès-Sherry and Manzanilla, intitulada Sherry Week, a campanha nacional é independente. A Feira de Jerez Brasil e todas as atividades paralelas são uma realização da Pandora Experiências de Vinhos.

Um dos aspectos mais agregadores do vinho é a sua capacidade de estabelecer alianças com a gastronomia. A bebida surpreende neste quesito, possibilitando excelentes experiências de harmonização, inclusive ao acompanhar pratos tidos como de difícil casamento com vinhos.

Mesmo assim, trata-se de um vinho ainda pouco conhecido pelo público em geral, uma vez que não tem um paladar muito acessível. Em termos de vinho fortificado, foge completamente do perfil bem doce do vinho do Porto, muito conhecido no Brasil. Existem tipos doces de Jerez, mas o perfil predominante e que reina nas harmonizações é bem seco e até austero no paladar. No entanto, sua complexidade organoléptica e longa persistência encanta o consumidor mais connaisseur de vinhos.

Há uma legião de seguidores apaixonados, fãs incondicionais de Jerez. O evento é uma oportunidade para conhecer um pouco deste universo e degustar um produto ainda raro em restaurantes e lojas, justamente pelo público consumidor mais restrito.

Espaço Publicitáriocnseg

A feira do Rio será realizada no próximo dia 9 de novembro, no Libô (Rua Conde de Irajá, 90 – Botafogo). O evento acontece ao ar livre, das 15h às 18h, reunindo as bodegas González Byass, Sánchez Romate, Hidalgo, Barbadillo e Valdespino, com mais de 28 rótulos disponíveis para degustação e compra. Ingressos a R$ 80,00.

Antes da feira, a sommelière Maíra Freire (Sommelier do Ano 2024 – Guia Michelin, Melhor Sommelier do Brasil 2025 – Prazeres da Mesa) conduz um brunch harmonizado com cinco estilos de Jerez e comidinhas especiais. Ingressos a R$ 310,00.

Em São Paulo, a feira já aconteceu em 1 de novembro, mas a agenda segue até o dia 9 deste mês com algumas atividades paralelas. Confira tudo pelo Instagram: @feira_de_jerez_brasil


Visite a página de Míriam Aguiar no Instagram e se inscreva em cursos e aulas de vinhos presenciais e online. Instagram: @miriamaguiar.vinhos. Blog: https://miriamaguiar.com.br/blog

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg