Shoppings: 1.419 marcas inauguraram novas lojas

280
Shopping center (Foto: Valter Campanato/ABr)
Shopping center (Foto: Valter Campanato/ABr)

Levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que 1.419 marcas inauguraram novas lojas em shoppings no terceiro trimestre de 2022. O resultado representa um crescimento de 16,2% na comparação com o mesmo período de 2021, que contou com 1.221 marcas abertas nos empreendimentos. Sobre o segundo trimestre de 2022, a alta foi de 19%.

De acordo com o estudo “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, este foi o segundo melhor resultado da série histórica, ficando atrás apenas do registrado no quarto trimestre de 2021, com 1.560 inaugurações.

No intervalo, os segmentos que mais se destacaram em termos de expansão foram: alimentação e bebidas, ao reunir 26% das marcas; seguidos por vestuário (20%); artigos para o lar, decoração e presentes (6%); acessórios (5%); perfumaria e cosméticos (5%); calçados (5%); entretenimento (4%); telefonia e acessórios (4%); serviços estéticos (4%); relojoaria e joalheria (2%); livraria e papelaria (2%), artigos esportivos (2%); e óticas (2%).

Por sua vez, entre as 1.419 marcas que mais inauguraram novas unidades estão: Natura (perfumaria e cosméticos), Magic Candies (alimentação e bebidas), Touti Cosmetics (perfumaria e cosméticos), The B-Burgers (alimentação e bebidas), Life by Vivara / Vivara (relojoaria e joalheria), Cololido Algodão Doce (alimentação e bebidas), Cheirin Bão (alimentação e bebidas), Ótica Chilli Beans (óticas), Cacau Show (alimentação e bebidas), Zinzane e Carter´s (vestuário) dividiram a 10ª colocação. Outros destaques no período foram as entradas de novas marcas nos shoppings, como a Reversa (vestuário), Lenovo (eletrônicos), e Soneda Perfumaria (perfumaria e cosméticos). Em relação ao segmento de outlet, as empresas que chegaram foram Pernambucanas (departamentos) e Carter’s (vestuário).

Espaço Publicitáriocnseg

O levantamento ainda constatou que no terceiro trimestre de 2022, o nível de vendas dos shoppings cresceu 13,8% em relação ao mesmo período de 2021.

Segundo a Abrasce, 2022 foi positivo para o setor de shopping centers, que atingiram patamares de vendas equivalentes aos de 2019, antes da pandemia: o setor registrou um crescimento de 38,2% no segundo trimestre.

Como o crescimento desse comércio eletrônico foi recorde em 2021, faturando R$ 161 bilhões, de acordo com dados da NeoTrust, o fluxo de passeio diminuiu e as pessoas têm ido ao shopping com objetivos claros, como consumo e a participação em ações propostas pelos shoppings e menos para visita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui