Sigilo

Se no Senado o voto secreto está em discussão, na Associação Comercial do Rio de Janeiro ele é visto por muitos conselheiros com direito a voto como uma solução. Comprometidos por diversos laços com a candidatura da situação – o ex-ministro Marcílio Marques Moreira – muitos associados estão se bandeando para o representante da oposição, Ruy Barreto, que já preside a Federação das Associações Comerciais do Rio. Como não podem revelar abertamente seu voto, contam com o sigilo – que, na ACRJ, é inviolável.
Distante
Um influente sócio da ACRJ lista as razões para a dificuldade em aceitar a candidatura de Marcílio: em primeiro lugar, por ser ele ligado ao meio financeiro – é analista da Merrill Lynch – e distante dos setores comercial e industrial do estado; segundo, pelo seu passado como ministro de Collor – ninguém esquece que ele comandou a pior negociação da dívida externa já feita no Brasil, iniciou a política que levou o país a ter os juros mais altos do planeta e deixou a economia em recessão. Contra a situação pesa também o esvaziamento da Associação Comercial, que hoje conta com pouco mais de 300 associados e perdeu representatividade; eventos na ACRJ, atualmente, acabam não repercutindo, pois ficam fechados num restrito círculo de empresários.

Figuração
Afinal o que faz a corregedora do presidente FH, Anadyr de Mendonça, enquanto o circo pega fogo e o mar de lama transborda?

Tempo
Para quem une o “meeermão” aos “mano” em dois segundos – de acordo com a propaganda – a Nextel mostra uma agilidade de tartaruga na hora de transferir a titularidade dos seus aparelhos. Uma empresa que mudou de razão social pediu à Nextel que transferisse os radiocomunicadores para a nova firma. O pessoal da área comercial deu prazo de 40 segundos para realizar a mudança. Já se passaram 10 dias e nada.

Era Rambo
O índice dessazonalizado sobre o desempenho da economia norte-americana no primeiro trimestre não apenas reafirma que os Estados Unidos continuam em recessão, como revela, mais uma vez, a inconsistência do discurso neoliberal. Nos três primeiros meses do ano, as encomendas à indústria recuaram 1,2%. Esse índice, no entanto, foi inflado pelas encomendas do governo à indústria bélica, que cresceram 24,8%. Em outras palavras, na meca neoliberal, a ação do Estado foi reduzida a garantir os lucros da indústria militar.

Expectativa
Enquete eletrônica realizada pela consultoria Boucinhas & Campos apurou que 83% dos internautas ouvidos acreditam que a Argentina será obrigada a desvalorizar o peso. Desse total, 72% disseram que, até agora, o câmbio fixo fora uma decisão correta para a economia argentina, contra 11% que disseram que não. Num momento em que o futuro da política cambial de um país passa a ser debatido até na rede é porque sua sustentação já passou do fio da navalha.

Novela
O processo de falência do Banco Econômico será apreciada em mais uma instância. Em breve, o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (Coafi), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, estará julgando o caso. Pelos antecedentes do rigor deste governo com a banca, os responsáveis devem estar tremendo…….de tanto rir.

Onisciente
Ato falho de ACM durante a acareação, ontem, no Senado, ao ser perguntado se orientara o então líder do governo no Senado, José Roberto Arruda, a violar o painel de votação do Congresso Nacional: “Não ia transferir a ninguém uma prerrogativa que era minha.” Que prerrogativa senador?

Artigo anteriorGlobalização
Próximo artigoVerdadeiros credores
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Dia de IPC nos EUA, vendas do varejo e PEC de gastos

Bolsas europeias fecharam majoritariamente em baixa: Madri teve queda de 0,39%.

Bolsas mundiais operam entre perdas e ganhos nesta terça

Em dia de leve alta, investidores locais monitoram as negociações em torno do Orçamento de 2021 e o CPI da Covid-19.

Preços ao consumidor de março avançaram mais que esperado

Veículos novos registraram o segundo mês consecutivo sem variação, enquanto os usados apresentaram variação positiva.

Castello Branco diz adeus à Petrobras

Assembleia de acionistas da estatal aprovou a destituição.

Alerj pede ao STF suspensão do pagamento de dívida na pandemia

Alerj estima que desde março de 2020, quando se iniciou a pandemia, o Estado do Rio já quitou R$ 1 bilhão em juros da dívida com a União.