A simplicidade pode ser o suficiente para encantar o cliente em qualquer setor, inclusive no varejo. Vou usar como exemplo o Walmart, que se reinventou ao integrar seu e-commerce com suas milhares de lojas físicas. Lembrando que a empresa registrou o impressionante faturamento anual de mais de R$ 3 trilhões (2024), maior que o PIB de muitos países.
Realizei recentemente uma visita técnica a uma loja da marca em New Jersey, Estados Unidos, a vinte minutos de Nova York. A unidade é nova, apresentada no modelo atual que a rede deseja expandir. Não se vê extravagância, mas eficiência. A loja é moderna, com um visual clean e muita simplicidade.
Em seu sortimento, possui uma grande diversidade de categorias, de vestuário a utensílios para casa. Porém, com pouca profundidade, oferecendo uma gama básica de produtos em cada categoria. As pessoas encontram de tudo.
Percebe-se uma decoração agradável e simples, mobiliário eficiente e corredores livres para o tráfego de clientes e colaboradores.
A já reconhecida marca própria Great Value tem muito protagonismo. Ela está em todos os corredores e em exposição maciça em pontos extras pela loja.
O Walmart simplificou a operação, tornou a experiência de compra mais fluida e direta e fez a gestão de produtos de forma inteligente e eficiente.
O sucesso não está sempre em trazer algo totalmente novo, mas em fazer o básico com excelência.
Antônio Sá é palestrante especialista em varejo. Professor de algumas das principais escolas de negócios do Brasil, como FGV, FIA, USP e outros. É sócio-fundador da Amicci, empresa de tecnologia voltada ao desenvolvimento e gestão de marcas próprias para o varejo.