31.3 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

Sinal amarelo

O alerta é de um matemático aposentado: os inativos da União devem conferir com especial atenção a correção do pagamento da segunda parcela do 13º salário feito esta semana. A advertência é particularmente útil nessa época natalina, quando a obsessão da equipe econômica em produzir um Papai Noel rechonchudo para a banca a leva a parir superávits fiscais acima até dos prometidos ao FMI.

Os mesmos
Sem candidato próprio desde que o prefeito do Rio, César Maia, foi abatido por setores da mídia que, então, apostavam suas fichas preferencialmente na reeleição do presidente Lula, o PFL parece  viver uma esquizofrenia política. Crítico do governo petista, precisa definir sua avaliação sobre o interminável período FH, do qual participou como sócio periférico. É o que se deduz do noticiário eletrônico do partido: “Três anos depois de ter aplicado uma política econômica que manteve a estabilidade da moeda sem crescimento, Lula parece que gostaria de aplicar aquelas promessas de campanha, com o uso populista dos recursos públicos.”
Ou seja, para o PFL, Lula dá continuidade a uma política de estabilidade da estagnação do tucanato, a reboque do qual se resigna a seguir em 2006.

Sem retorno
O afundamento da popularidade ainda restante ao presidente Lula tem o efeito, paradoxalmente, de um ataque frontal ao ego de um dos mais presunçosos tucanos. É que nem com o prestígio de Lula descendo ladeira abaixo o eleitorado dá qualquer demonstração de saudade do interminável governo FH, que continua, entre os nomes mais incensados pela mídia, o campeão da rejeição pelos brasileiros.

Exportar
Sempre com um palestrante especialista no comércio internacional, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) vai realizar em São Paulo, a cada dois meses, o Comex-Meeting, para capacitar as empresas e seus executivos com as ferramentas para a disputa nesse mercado. O primeiro, nesta segunda, às 8h30, trará Moacyr Ramos Bighetti, diretor da Brasil-Export. Mais informações em www.advbfbm.org.br.

IP
Pedro no sapato das empresas telefônicas tradicionais, a Skype – líder de comunicação de voz via Internet – aposta no Brasil: segunda-feira apresenta seu executivo para Brasil/América Latina, Carlos Pires, que ficará baseado em São Paulo. Com as tarifas cobradas aqui, o sucesso da Skype só pode ser impedido pela complacente Anatel.

Bamba
Neste domingo, o programa Samba e História, na Super Rádio Brasil AM 940 (RJ), recebe o biógrafo Luiz Fernando Vieira, que fala sobre a história e as obras de um dos grandes compositores da música brasileira, Wilson Batista. Samba e História é transmitido todos os domingos às 14h com reapresentação às 20h.

Aceleração manual
Motociclista e inventor, Romero Rafael criou o acelerador de motocicletas no pedal. Segundo ele, o objetivo é evitar as lesões no braço e pulso provocadas pela repetição dos movimentos. Ele garante que a mudança de lugar do acelerador não altera o equilíbrio da motocicleta. Os pés continuam na posição padrão e o acelerador é colocado debaixo do apoio do pé direito e acelerado com o calcanhar.

Cota
Provocou estranhamento nos mais distraídos a afirmação do presidente Lula de que o ministro Antônio Palocci “é meu ministro”, na mesma solenidade em que também esclareceu que a ministra Dilma Rousseff também “é minha ministra”. O presidente talvez tenha querido marcar uma diferença de estilos. Menos de uma semana antes, Palocci admitira, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que não conhecia qualquer um dos integrantes da sua equipe econômica antes de nomeá-los para o cargo. Todos, revelou ele, lhe foram indicados e a grande maioria ele sequer conhecia pessoalmente. Com seu discurso, para além das habituais platitudes, Lula talvez tenha querido afirmar que, ao menos, o chefe formal da equipe econômica foi nomeado por ele.

Artigo anterior“Adviser”
Próximo artigoEfeito indireto
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportação de cachaça para mercado europeu cresceu em 2020

Investimentos será de R$ 3,4 milhões em promoção; no Brasil, já cerveja deve ficar entre 10 e 15% mais cara em 2021.

UE planeja iniciar gastos de grande fundo de recuperação em meses

Incerteza econômica na Alemanha continua em 2021; economista mantém previsão de crescimento do PIB do país em +3,5%.

Exterior abre positivo e Copom no radar interno

Na Ásia, Bolsas fecharam sem sinal único; Hong Kong registrou avanço de 1,08%.

Índice Ibovespa futuro opera entre perdas e ganhos

No momento, o futuro do índice Ibovespa está em alta de 0,03% e o futuro do dólar está em queda de -0,34%.

Comportamento indefinido

Ontem, logo cedo, Europa seguia a trilha de alta dos mercados da Ásia, o mesmo acontecendo com o mercado americano.