35.5 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Sinal vermelho

Para não ter muito trabalho, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que garante que vai investigar o vazamento da informação da compra da AmBev pela belga Interbrew, poderia começar procurando pistas na Internet: o domínio www.interbrewambev.com foi registrado pela cervejaria belga no domingo, dia 29 de fevereiro – dois dias antes do anúncio oficial do negócio.

Importância
Os domínios www.interbrewambev.net e com os finais .us, .org e outros também foram registrados pela belga Interbrew. O www.interbrewambev.com.br permanecia disponível até as 20h30 de ontem.

Acelerado
Calculada pela agência AutoInforme, a Inflação do Carro ficou em 0,64% em fevereiro. Com isso, o índice acumulado no bimestre já chega a 2,6%, contra a inflação de 1,58% no IGP-M do mesmo período. A alta de fevereiro foi puxada pelo setor de serviços, com destaque negativo para a alta de 4,7% no preço da revisão. No mesmo período, recuaram os preços do jogo de velas (2,4%) e da hora do estacionamento (0,7%).

Telhado
A multinacional francesa Onduline, líder do mercado europeu de telhas de fibra vegetal, começa hoje as obras da primeira fábrica da empresa na América Latina, com a presença do presidente mundial, Jaques Roques. A nova unidade será instalada em Juiz de Fora (MG), em uma área de 82 mil m², e deverá consumir investimentos da ordem de R$ 42 milhões – inicialmente serão R$ 6 milhões. Prevista para entrar em operação em agosto de 2005, a Onduline Industrial do Brasil vai gerar cerca de 150 empregos diretos e indiretos.

Ações
A Associação e o Sindicato dos Bancos do Estado do Rio de Janeiro realizarão o curso Análise Fundamentalista de Investimento, focado em ações, conceituando seus princípios básicos e mostrando exemplos de sua aplicação. Será ministrado por Aloisio Villeth Lemos, pós-graduado em Engenharia Econômica e Organização Industrial pela Uerj, que trabalha atualmente na LFRating, divisão da Lopes Filho & Associados Consultores de Investimentos. O curso ocorrerá de 8 a 11 de março. Informações em (21) 2253-1538, 2203-2188 ou ozanete@aberj.com.br. Outro curso, no mesmo período, será o de Redação Empresarial, oferecendo aos executivos bases para atuar com desenvoltura no ambiente de trabalho.

Ensino de aluguel
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promete deflagrar campanha de combate sistemático ao “aluguel” pago por faculdade$ de direito a professores que “vendem” seus nomes para atrair alunos, sem aparecerem nas salas de aula. A OAB estuda a possibilidade de punir os profissionais inscritos na ordem que permitem essa prática. Para o presidente nacional da OAB, Roberto Busato, a campanha faz parte da luta da entidade pela moralização e pela melhoria da qualidade dos cursos jurídicos. Ainda segundo Busato, ao “venderem” seus nomes, esses professores praticam estelionato explícito: “São professores que, por exemplo, residem em São Paulo, mas dão “aulas” em Manaus e, ao mesmo tempo, em Fortaleza e Porto Alegre. Evidentemente não estão presentes na sala de aula. São professores virtuais”, critica.

Adulto
De um gozador prevendo por que a incorporação da AmBev pela Interbrew deve ter melhor sorte no Cade do que a compra da Garoto pela Nestlé: “É que esse negócio não é coisa de garoto, é coisa de gente grande.”

Remember
Será que a Kaiser pretende reutilizar os comerciais de forte tom nacionalista usados pela AmBev para defender a compra da Antarctica pela Brahma? Na época, a auto-intutulada primeira multinacional brasileira só faltou denunciar a Coca-Cola, associada à Kaiser, de “agente do imperialismo ianque”.

Artigo anteriorSer ou não ser
Próximo artigoNova matemática
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.