O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas-Rio) e o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) promovem nesta segunda-feira, 13 de maio, às 10h, o Fórum do Varejo de Segurança Pública. Uma parceria com o Grupo de Estudos de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Gesp/RJ), coordenado pelo deputado federal General Pazuello (PL-RJ), o evento será realizado no auditório do Sindilojas-Rio (Rua da Quitanda, n° 3/ 10º andar) no Centro do Rio. O Gesp/RJ reúne especialistas e autoridades em Segurança Pública e foi criado com o objetivo de reverter o quadro de violência crescente no Rio de Janeiro.
Considerando que a fragilidade das leis contribui para o aumento da criminalidade, o Fórum vai discutir os principais problemas existentes e a adoção de medidas imediatas para combater a impunidade, responsabilizar os criminosos, e, também, garantir a manutenção da ordem urbana nas áreas comerciais.
Durante o evento serão apresentadas e discutidas com comerciantes e representantes do setor emendas parlamentares que têm como objetivo corrigir lacunas identificadas na legislação penal atual, para torná-la mais eficaz, visando à prevenção e à repressão ao crime, além de uma justiça mais rápida e eficiente para as vítimas. O Gesp/RJ preparou 22 Projetos de Leis, sendo 12 no âmbito federal, oito no estadual e dois no municipal.
O Fórum do Varejo de Segurança Pública pretende, ainda, estimular o engajamento da sociedade e do empresariado na promoção de uma cultura de segurança e responsabilidade compartilhada.
O encontro, realizado pelo Sindilojas-Rio, pelo CDL-Rio e pelo Gesp/RJ, será uma oportunidade única de reunir os diversos agentes interessados em fortalecer a segurança pública e em combater a impunidade no Rio de Janeiro.
“Só o diálogo aberto e colaborativo poderá construir soluções duradouras que gerem impacto positivo na sociedade e contribuam para a vitalidade dos negócios”, afirma Aldo Gonçalves, presidente do Sindilojas-Rio e do CDL-Rio.
As inscrições para o Fórum são gratuitas. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp 21-98552-1822.