Sinodependência

O desejo de parlamentares norte-americanos de adotarem medidas de retaliação contra a China para tentar encolher o vistoso superávit comercial que esse país mantém com os Estados Unidos pode resultar num tiro de Uzi no próprio pé. Segundo levantamento de empresas dos próprios Estados Unidos, quatro em cada empregos de norte-americanos são em atividades ligadas a negócios com a China.

Basicão
A maioria dos bancos e seguradoras ainda utiliza as soluções mais básicas de segurança, como antivírus, firewall, anti-spam e gerenciamento de acesso. Poucos adotam o gerenciamento de identidade, encontrado apenas em instituições de grande porte. “Muitos bancos, inclusive, estão implementando pela primeira vez essas soluções somente agora em 2007”, revela Mauro Peres, diretor de pesquisas da IDC Brasil.
Bancos, seguradoras e demais instituições financeiras respondem por cerca de 20% do total gasto no Brasil em tecnologia. É o setor que mais investe em TI e as previsões apontam para um aumento de 14% em seus gastos em 2007, quase atingindo R$ 8 bilhões.

Monitor
Só depende da Câmara dos Deputados a aprovação do uso, no Brasil, de tornozeleiras eletrônicas para monitoramento de presos em regime semi-aberto ou beneficiados por indultos. Nesta quarta, desembarca no Rio de Janeiro o vice-presidente da Stop – Satélite Tracking of People, Greg Utterback. Ele vai conhecer as instalações de seu parceiro no país, o Grupo Negrini.

Sem-ministro
Mais de 200 empresários e representantes de entidades do setor elétrico debateram a necessidade de expansão da oferta de energia no Brasil, durante esta terça, no fórum “Programa de Aceleração do Crescimento: Perspectivas, impactos e desafios na visão dos agentes do setor elétrico”, em Brasília. A preocupação geral era a acefalia do Ministério das Minas e Energia, que pode retardar ainda mais o empacado PAC.

Prazo final
Depois de entrar na justiça contra quatro bancos (Caixa Econômica, Nossa Caixa, Banco do Brasil e Safra), o Idec também ajuizou ação civil pública contra Itaú e Unibanco. Os próximos serão ABN Amro e Bradesco. As ações visam a reaver as perdas das cadernetas de poupança referentes ao Plano Bresser. Por se tratar de ações civis públicas, segundo a ONG, não só os associados do Idec serão beneficiados, mas todos os poupadores da época e que tiveram prejuízo. O prazo para dar entrada na justiça contra o Plano Bresser se encerra no próximo dia 31.

Direito de brincar
A apresentação do Coral Ecumênico Infantil da LBV no Shopping Nova América, encerrando a campanha da lojas de brinquedos Ri Happy para arrecadar itens que serão doados para as novas instalações da brinquedoteca do Centro Educacional da Legião da Boa Vontade, no Rio de Janeiro, será no próximo domingo, às 14h, e não no sábado, como informado aqui ontem.

Sem valor
A carbonização do ministro Silas Rondeau em pleno outono brasileiro confirma antiga tese jornalística: nem sempre a publicação de balanços gordos é garantia de salvo-conduto.

Artigo anteriorCorte francesa
Próximo artigoBom para quem
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Chile, Paraguai, Colômbia… e o Brasil?

Crises políticas e sociais nos países vizinhos acendem alerta.

Na pandemia, BNDES vendeu ações que agora valem o dobro

Em nove meses, banco perdeu R$ 8 bi só em 1 operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Conteúdo online voltado para o ensino e para ganhar dinheiro

Cada vez é mais possível aproveitar o conteúdo online para avanços desde a fluência do inglês das crianças a até aprender a operar como trader na bolsa.

Queda de faturamento atinge 82% dos MEI

Em Minas, 60% dos microempreendedores individuais formalizados na pandemia abriram o negócio por oportunidade.

Inflação oficial fica em 0,31% em abril

Grupo com alta relevante no mês foi alimentação e bebidas (0,40%), devido ao comportamento de alguns itens.

Manhã de hoje é negativa em quase todo o mundo

Em Nova Iorque, Dow Jones e S&P futuros cediam 0,10% e 1,04%, respectivamente.

Projeção da Selic é de 5% no final deste ano

Para o ano que vem, analista projeta 6,5%, dado o alerta do Copom sobre o ritmo de normalização após reunião de junho.