Sistema financeiro de Hong Kong mantém estável em meio a alta de juros

O sistema financeiro e o mercado monetário de Hong Kong continuaram a operar de maneira ordenada e tranquila, disse Eddie Yue, chefe executivo da Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA), nesta quinta-feira.

Foto tirada em 27 de julho de 2020 mostra uma tela reproduzindo Hang Seng Index e Hang Seng Tech Index em Hong Kong, no sul da China. (Xinhua/Wang Shen)

Xinhua - Silk Road

Hong Kong, 17 mar (Xinhua) — O sistema financeiro e o mercado monetário de Hong Kong continuaram a operar de maneira ordenada e tranquila, disse Eddie Yue, chefe executivo da Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA), nesta quinta-feira.

A HKMA continuará monitorando de perto as situações do mercado, com o objetivo de manter a estabilidade nos sistemas financeiro e monetário de Hong Kong, disse ele em uma sessão de perguntas e respostas no site da HKMA, em relação ao último aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve dos EUA e a volatilidade do mercado de ações.

Yue disse que, como um centro financeiro internacional, é normal que Hong Kong veja entradas e saídas de capital, e que está dentro da expectativa do mercado de que os Estados Unidos entrem oficialmente em um ciclo de alta de juros.

O Sistema de Taxa de Câmbio Vinculado de Hong Kong está em vigor há quase 40 anos e tem experimentado muitos ciclos econômicos e de juros, disse ele. O sistema vinculado garante que a taxa de câmbio do dólar de Hong Kong permaneça estável dentro de uma faixa de 7,75 a 7,85 dólares de Hong Kong para 1 dólar americano.

Observando que os mercados financeiros de Hong Kong têm um amortecedor forte e robusto, e possuem resiliência contra choques de mercado causados ​​por fatores externos, Yue disse que as reservas cambiais locais apresentam 136% do produto interno bruto (PIB), e o índice de adequação de capital do sistema bancário é de 20,4%., ambos 30% mais altos comparados ao período de crise financeira de 2008.

Apesar das volatilidades na Ucrânia, o mercado do dólar de Hong Kong tem funcionado normalmente de forma ordenada, a taxa de câmbio do dólar de Hong Kong permaneceu estável, não foram detectados fluxos de capital anormais e não há indicação de vendas a descoberto em larga escala ou impactos sobre o dólar de Hong Kong, disse ele.

Embora o mercado de ações de Hong Kong tenha registrado flutuações junto com o mercado externo, as transações permaneceram tranquilas e normais, disse Yue.

O chefe executivo disse que Hong Kong possui fortes capacidades de monitoramento de risco, previsão e alerta precoce, e é capaz de prevenir e responder aos riscos financeiros de forma mais eficaz do que nunca.

A HKMA também mantém a comunicação próxima e a troca de informações com outros reguladores financeiros, a fim de monitorar as condições de mercado cruzado para garantir a segurança e a estabilidade financeira, acrescentou-o.

Com fundamentos sólidos, Hong Kong resistiu a tempestades e adversidades no passado, e a HKMA adquiriu capacidade e experiência suficientes para manter a estabilidade financeira e monetária em Hong Kong, observou Yue.

O índice de referência Hang Seng Index (HSI) de Hong Kong ganhou mais de 4% para abrir em alta em 21.430,71 pontos nesta quinta-feira, mantendo a recuperação de uma baixa recorde registrada no início desta semana de negociações. Fim

Leia também:

Etiópia assina acordos de transporte com empresas chinesas

Xinhua Silk Road
Agência de notícias oficial do governo da República Popular da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Investidores estrangeiros mantém níveis de investimento na China

Espera-se que os investidores estrangeiros mantenham as suas tendências de investimento nas ações de categoria A em 2022, com o controle epidêmico nas regiões chinesas e o emergente valor relativo global do mercado de ações da China, informou Xinhua Finance, citando Fang Xinghai, vice-chefe da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC, sigla em inglês) nesta quarta-feira.

Guangzhou da China lança primeiro lote de títulos corporativos de C&R

O Porto de Guangzhou concluiu nesta terça-feira a emissão de títulos corporativos no valor de 1 bilhão de yuans (cerca de 148,4 milhões de dólares) para investidores na Bolsa de Shanghai, representando a primeiro lote dos títulos corporativos de inovação científica e tecnológica 2022 para Cinturão e Rota (C&R), informou Shanghai Securities News.

Os testes chineses para varíola dos macacos obtêm a certificação da UE

Algumas empresas chinesas anunciaram na quarta-feira que seus kits de detecção de ácido nucleico do vírus da varíola dos macacos obtiveram o certificado de registro CE da União Europeia (UE), informou o Shanghai Securities News nesta quinta-feira.

Últimas Notícias

Clorin ganha destaque nos lares e empresas brasileiras

A empresa amplia distribuição da marca Milton no Brasil.

Tokenização: conceitos e casos de uso dessa tecnologia

BC e CVM acompanharão ao longo deste ano as operações dos projetos aprovados nos respectivos sandboxes regulatórios

Sim Pro Samba homenageia Lula Gigante

O Sim Pro Samba começa às 18h30, na Praça dos Professores. Gratuito!

Solução para o investidor no cálculo e declaração do IR

Usufruir de serviços automatizados para o cálculo e o pagamento de DARFs,

CVM divulga estudo sobre ESG e o mercado de capitais

Relação entre o mercado de capitais e o tema sustentabilidade,