Snowden endossa acusação de que EUA explodiu gasoduto russo

369
Explosão Nord Stream (foto do Ministério da Defesa da Dinamarca)
Explosão Nord Stream (foto do Ministério da Defesa da Dinamarca)

O ex-analista da Agência de Segurança Nacional Edward Snowden tuitou o artigo inteiro do jornalista investigativo americano Seymour Hersh que mostra que a Marinha dos Estados Unidos esteve envolvida nas explosões do gasoduto Nord Stream, em setembro do ano passado. “Você consegue pensar em algum exemplo da história de uma operação secreta pela qual a Casa Branca foi responsável, mas fortemente negada?”, questionou Snowden.

De acordo com Hersh, vencedor do Prêmio Pulitzer, os mergulhadores da Marinha dos EUA, em junho passado, operando sob a cobertura de um exercício da Otan, plantaram os explosivos acionados remotamente que destruíram três dos quatro oleodutos Nord Stream três meses depois.

A Casa Branca negou; a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson, disse que o relatório era “uma ficção falsa e completa”; CIA e Pentágono igualmente negaram envolvimento.

“A decisão de Biden de sabotar os oleodutos ocorreu após mais de 9 meses de debates altamente secretos dentro da comunidade de segurança nacional de Washington sobre a melhor forma de atingir esse objetivo. Durante grande parte desse tempo, a questão não era se fazer a missão, mas como realizá-la sem nenhum indício claro de quem foi o responsável”, disse Hersh no artigo.

Espaço Publicitáriocnseg

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, escreveu em seu canal no Telegram que Moscou “expressou repetidamente” sua crença de que os EUA e a Otan estavam envolvidos na sabotagem.

 

Energia alternativa

As nomeações de Gentil Nogueira de Sá Junior para o cargo de secretário de Energia Elétrica e de Thiago Vasconcellos Barral Ferreira para o cargo de Planejamento e Transição Energética do Ministério de Minas e Energia foram saudadas pela Associação Brasileira de Energia Elétrica (Abragel).

Para a entidade, as nomeações refletem um alinhamento estratégico para o futuro das fontes alternativas de geração de energia, como a das centrais hidrelétricas de menor porte, bem como para fortalecer a discussão em torno do planejamento da expansão da matriz elétrica brasileira.

“A vinda de profissionais com ampla experiência técnica no setor e passagens em importantes instituições públicas como a Aneel e EPE, além de alto nível acadêmico, como Gentil e Barral, demonstram que o caminho técnico deve nortear as decisões dessas importantes secretarias ligadas ao Ministério”, avalia o presidente-executivo da Abragel, Charles Lenzi.

 

Rápidas

Sesc e Senac RJ e a Liesa apresentam nesta segunda o Recicla Sapucaí, parceria para reciclagem de quase a totalidade dos resíduos sólidos produzidos na Marquês de Sapucaí durante os desfiles das escolas de samba *** Neste domingo, 9h, o Sesc RJ fará o encerramento do Sesc Verão 2023 no posto 4, em Copacabana, com um centro de treinamento na praia supervisionado por 3 duplas profissionais de vôlei *** Neste mês em que se comemora o centenário do rádio, a agência Alpes Mídia comemora o valor recorde de investimentos atingidos, com R$ 80 milhões distribuídos entre 800 emissoras.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui