Só 24% dos clientes de bancos sabem o que é Pix

Entre as principais razões para uso estão rapidez, flexibilidade, facilidade, o fato de não existirem tarifas e de ser uma inovação.

Mercado Financeiro / 16:28 - 19 de out de 2020

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Pesquisa realizada pela consultoria Bain & Company apontou que apenas 24% dos clientes de bancos conhecem e entendem como o Pix será utilizado. O novo serviço de pagamentos instantâneos que permite o cadastramento de usuários começou a receber pedidos de adesão no início de outubro e estará disponível para uso a partir de 16 de novembro.

A consultoria entrevistou mais de 10 mil pessoas por meio de uma pesquisa virtualmente entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro para entender as primeiras percepções sobre o Pix. O levantamento foi feito por meio do NPS Prism e apontou que cerca de 63% estão interessados em utilizar o Pix futuramente ou já cadastraram alguma chave, porém entre a população que não usa canais digitais, o tema ainda é desconhecido para 57% do grupo.

"Os níveis de conscientização variam muito entre os bancos, e muitas vezes o tema é abordado por concorrentes em vez do banco principal, transformando o Pix em uma ameaça significativa para as instituições incapazes de converter sua base à frente dos concorrentes", explica Antonio Cerqueiro, sócio da Bain & Company.

De acordo com o levantamento, 62% dos entrevistados conhecem o Pix: 24% entendem de fato do que se trata, enquanto 38% apenas ouviram falar.

Considerando pessoas que usam um canal digital como principal canal de interação com o banco, 67% conhecem o Pix. Este número cai para 43% quando são consideradas apenas pessoas que não utilizam nenhum canal digital.

Segundo o estudo, 70% dos respondentes interessados em usar o Pix o usariam para pagar contas ou boletos e transferir dinheiro para amigos e parentes. Quanto à compra de produtos e serviços, 49% dos respondentes interessados usariam o Pix para compras na internet, enquanto 43% o usariam para compras em estabelecimentos.

Entre as principais razões para usar o Pix, os respondentes apontaram a rapidez, flexibilidade, facilidade, o fato de não existirem tarifas e de ser uma inovação.

Para respondentes que não possuem interesse no Pix, as principais razões para não ser usado são o pouco uso de transferências/pagamentos, não querer mudar a atual forma de fazer transferências, já ter suas necessidades atendidas por um banco e questões relativas à segurança do Pix.

Com a chegada do Pix e Open Banking, todas as etapas da cadeia de valor de pagamentos devem enfrentar mudanças radicais que devem favorecer a criação de vos modelos de negócios, movendo lucros e estimulando a inovação.

"Acreditamos que o Pix será muito mais utilizado por usuários da classe média, que hoje pagam por tarifas como TED e DOC neste primeiro momento, e evoluindo em acesso conforme novas funcionalidades forem se apresentando como seguras e práticas", comenta Cerqueiro.

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