Sobe e desce

94

Comentários nos corredores da Eletrobrás: sobe Barbalho, desce Newtão. O novo presidente da estatal deverá ser Carlos R. Nascimento, atual presidente da Eletronorte, cujo padrinho é o deputado federal eleito Jader Barbalho (PMDB-PA), que toma o lugar de Newton Cardoso, a quem está ligado o atual presidente da Eletrobrás.

Legado
A herança maldita de Pinochet não se restringe à opção aberta pela barbárie e pelo desrespeito sistemático aos direitos humanos como política de Estado. O recurso a esses métodos inumanos não pode ser dissociado da remoção de qualquer resistência para a implantação de uma política econômica que fez o Chile regredir de um dos países mais igualitários da América Latina para o quinto mais desigual da região.
Emblematicamente, muitos dos admiradores do ditador no Brasil procuram resgatar a política econômica pinochetista – mantida pelo condomínio que sucedeu ao general – tentando dissociá-la do seu legado político, principalmente, depois das revelações sobre contas no exterior. É como se neoliberalismo e barbárie não fossem duas faces da mesma moeda.

Desastre
O prefeito do Rio, Cesar Maia, em seu Ex-blog, confirma o desastre comandado pelo ditador Pinochet: “Enganam-se os que atribuem a Pinochet os antecedentes da vigorosa economia chilena de hoje. Ditador por 17 anos, iniciou com um desastre monetarista que elevou o desemprego a 40%.” Mas Maia acredita que agora a economia do país vai bem: “Apenas nos últimos cinco anos incorporou ao Ministério da Fazenda o economista Hernán Buchi, certamente o mais bem sucedido gestor econômico da América Latina nos últimos 50 anos e responsável direto pelo quadro atual do Chile”, elogia Maia.

Fora de ritmo
Um dos clubes mais tradicionais do país e orgulhoso do seu passado aristocrático, o Fluminense Futebol Clube surpreendeu sua vizinhança em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, com um repertório musical mais assustador que a campanha do time no Campeonato Brasileiro. Durante cerca cinco horas, o gramado do clube foi palco de um baile funk em decibéis muito acima dos emitidos pela torcida no Maracanã.
O teor das letras berradas pelos MCs que invadiam os apartamentos vizinhos, além de irritarem a vizinhança, era tão explícito que devem ter enrubescido os centenários vitrais da sede tricolor, bem como a evangélica governadora Rosinha Garotinha, residente no Palácio Laranjeiras, a cerca de 50 metros do Fluminense.

Espaço Publicitáriocnseg

Eficientes
Petrobras e Serpro recebem nesta terça-feira o Prêmio Alerj Empresa Parceira da Pessoa Deficiente, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do prêmio, iniciativa da deputada estadual Georgette Vidor (PPS), é o reconhecimento de ações voltadas para a capacitação e a facilidade de acesso de portadores de deficiência. A cerimônia será às 10h, no Palácio Tiradentes.

Impacto
O canal 16 da Net veicula nesta terça-feira, às 22h, o especial Eventos,  que vai abordar os impactos positivos e negativos dos eventos nas comunidades, entre eles Reveillon e Carnaval. Os debatedores serão o diretor da Escola de Turismo e Hospitalidade da UniverCidade, Bayard Boiteux, a presidente da Associação Brasileira das Empresas Organizadoras de Eventos (Abeoc-RJ), Constança Carvalho, e o coordenador geral do curso de Turismo da UniverCidade, Mauricio Werner.

Tecnologia
Será inaugurada terça-feira a área de produção por via seca do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), a fábrica de medicamentos da Fiocruz. O evento acontecerá em Jacarepaguá (RJ), no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), adquirido pelo Governo Federal em 2004. Será a primeira linha completa instalada no CTM. O investimento de R$ 1,1 milhão garantirá um aumento de 131% da capacidade potencial de fabricação dos medicamentos que abastecem o Sistema Único de Saúde e o Programa Farmácia Popular do Brasil. Três novidades serão divulgadas na ocasião: o acordo de produção de insulina humana recombinante, a celebração do contrato com o DNDi – iniciativa sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento de drogas para combate a doenças negligenciadas – para produção de drogas contra a malária, e a assinatura de protocolo de intenções entre os laboratórios das Forças Armadas para desenvolvimento de medicamentos estratégicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui