Um político do alto escalão do governo fluminense, em conversa com a coluna, disse que o governador Luiz Fernando Pezão, ao expor a falência do estado e propor uma tunga de 30% nos salários de servidores e aposentados, colocou um mamute na sala.
Perguntado se o objetivo principal não seria pressionar o Governo Federal, mostrando que tentou fazer os cortes, mas foi impedido pela imediata reação da população, o dirigente afirmou que este poderia ser um efeito secundário.
Diante das manifestações, que abateram não um, mas três mamutes ao mesmo tempo, o recurso ao Governo Federal, se não era o alvo principal, acabou se tornando. Pezão, irritado com novo bloqueio das contas do estado para pagar dívidas com a União, ameaça pedir intervenção, o que paralisaria o Congresso. A medida iria contra o desejo do Governo Temer de aprovar o seu próprio pacote de maldades, a começar pela PEC que engessa os investimentos e gastos sociais da União por 20 anos.
Aviso?
Matéria do Financial Times sobre a eleição de Donald Trump tem um trecho intrigante, no qual diz que “o Sr. Trump foi bem-sucedido onde falharam Huey Long e George Wallace, populistas estadunidenses do século XX”.
Long, democrata sulista que criticava a ligação dos políticos com a alta finança, anunciou a intenção de ser candidato independente à presidência do país nas eleições de 1936. Foi assassinado em um atentado um ano antes da campanha.
Wallace, um segregacionista que só aceitou a integração racial no final de sua vida, foi vítima de atentado quando buscava ser o candidato democrata, contra a vontade dos dirigentes do partido, na corrida presidencial de 1972. Os tiros que o deixaram paraplégico virtualmente encerraram sua campanha.
Enxuta
A expectativa do Brasil Mais Produtivo, segundo o ministro da Indústria, Marcos Pereira, era aumentar a produtividade em no mínimo 20%. Lançado em abril, o programa chegou em média a 56% de aumento, com casos de 80%, aplicando o conceito de lean manufacturing (manufatura enxuta), que busca eliminar desperdícios.
Ou o ministro inflou os números, ou as indústrias visitadas pelos consultores eram verdadeiras latas-velhas. Uma terceira explicação seria que, com a onda de demissões no país, especialmente no setor industrial, o aumento de produtividade tenha sido um efeito colateral estatístico.
Explosão tucana
A dívida pública federal não está fora de controle, demonstra o estudo “A PEC do Teto dos Gastos Públicos é Necessária?”, feito por Petrônio Portella Nunes Filho, consultor legislativo do Senado. A principal justificativa para a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55 é que o débito está em trajetória explosiva.
O consultor demonstra que, nos governos Lula e Dilma, houve grande redução da dívida líquida federal em relação ao PIB. Os aumentos do biênio 2014–2015 não neutralizaram a redução observada no triênio 2011–2013. Entre 1994 a 2015, só houve explosão da dívida pública durante o governo Fernando Henrique Cardoso.
É o segundo texto da consultoria legislativa a contestar a PEC 55. Como o MONITOR MERCANTIL publicou semana passada, estudo de Ronaldo Jorge Araujo Vieira Junior mostrou que a proposta é inconstitucional.
Rápidas
O presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Claudio Lottenberg vai falar sobre “Ética e Sustentabilidade na Cadeia de Valor”, no 4º Congresso Nacional dos Hospitais Privados (Conahp), que acontece de 16 a 18 de novembro, em São Paulo *** A Rede Mobilizadores realiza, de 21 a 25 de novembro, a oficina online e gratuita Cidadania na Prática. As inscrições devem ser feitas, de 14 a 18, em www.mobilizadores.org.br/inscreva-se *** Almir Rizzatto fará, em São Paulo, o curso prático de Marketing Digital para jornalistas. Serão dois sábados (26/11 e 3/12). Informações pelo email almir@almirrizzatto.com.br *** Novas tecnologias, como a realidade virtual aplicada ao cinema 4D, estão entre os destaques da Expocine, que será realizada nos próximos dias 16, 17 e 18, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista. O evento contará com uma série de palestras com especialistas brasileiros e internacionais *** A Associação Paulista de Amparo à Mulher (Apam) realiza, dia 18 próximo, a II Expo Apam, com artigos produzidos pelas mulheres em situação de vulnerabilidade social que participaram das oficinas de geração de renda na entidade, que fica na Rua Dona Elisa, 133 – Barra Funda – São Paulo – SP *** O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) recebe, de 15 a 18 de novembro, a Assembleia Anual da Federação Internacional de Contadores (Ifac). Um dos temas é a recente atualização do código de ética da Ifac, o qual prevê que o profissional da contabilidade informe aos órgãos competentes descumprimentos de leis e regulamentos por parte de seus clientes. O evento ocorrerá na sede do CFC e no hotel Royal Tulip, em Brasília.